Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Hematologia

Reumatologia

Paciente de 46 anos, sexo feminino, cor branca, com QDP - flatulência há mais de 10 anos, HDA - flatulência e sensação de distensão, algumas vezes associadas a períodos de fezes amolecidas, explosivas de 3 a 4 vezes ao dia, nega dor abdominal ou presença de produtos patológicos nas fezes. Antecedentes patológicos: lesões eritomatovesiculares em ambos os cotovelos, osteopenia diagnosticada há 4 anos e tratada, hipotireoidismo em tratamento, ciclo menstrual regular e habitual; antecedentes pessoais: anemia ferropriva há mais de 1 ano, tratada, história de atopia na infância; antecedentes familiares: mãe com câncer de mama. Exame físico: BEG, descorada +/4+ pele, presença de lesões populares em ambos cotovelos e demais exames sem particularidades; exames laboratoriais: Hb-10,7 leucócitos-7350 PCR- 2,3, teste de tolerância da glicose 86/94/87/84 lgA 4 AST e ALt normal, antiendomísio negativo colonoscopia normal, EDA- edema difuso das pregas duodenais com presença de pregas serrilhas. Qual é o provável diagnóstico do caso?

A
Tumor carcinoide.
B
Retocolite ulcerativa.
C
Doença celíaca.
D
Síndrome do intestino irritável.
E
Doença de Crhon.
Você recebe em seu consultório um lactente de 3 meses, nascido de termo, sem intercorrências na gestação e período neonatal. Ao exame físico apresenta as mãos sempre fechadas, não sorri e não sustenta a cabeça. Diante desse caso, qual é a conduta MAIS adequada?
Pré-escolar de dois anos e meio, sexo masculino, é levado a consulta pediátrica e a mãe solicita encaminhamento para testar a audição, pois acha que seu filho não responde quando chamado. O paciente fala poucas palavras de difícil compreensão, interage pouco com outras pessoas, mesmo com os familiares diretos, apresenta movimentos repetitivos do tronco, explora pouco os brinquedos e apresenta bruxismo acentuado. Exame físico: irritabilidade, sem contato visual com o examinador. A principal hipótese diagnóstica é:
Relacione as condições clínicas (coluna numérica) às neoplasias a elas associadas. 1 - Síndrome de Down; 2 - Síndrome de Beckwith-Wiedemann; 3 - Síndrome de Horner; 4 - Neurofibromatose; 5 - Síndrome de Edward. ( ) Neuroblastoma; ( ) Tumor de Wilms; ( ) Leucemia megacarioblástica. A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Quanto à epidemiologia do câncer na criança, assinale a alternativa correta.
Compartilhar