Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Hematologia

Reumatologia

Paciente de 46 anos, sexo feminino, cor branca, com QDP - flatulência há mais de 10 anos, HDA - flatulência e sensação de distensão, algumas vezes associadas a períodos de fezes amolecidas, explosivas de 3 a 4 vezes ao dia, nega dor abdominal ou presença de produtos patológicos nas fezes. Antecedentes patológicos: lesões eritomatovesiculares em ambos os cotovelos, osteopenia diagnosticada há 4 anos e tratada, hipotireoidismo em tratamento, ciclo menstrual regular e habitual; antecedentes pessoais: anemia ferropriva há mais de 1 ano, tratada, história de atopia na infância; antecedentes familiares: mãe com câncer de mama. Exame físico: BEG, descorada +/4+ pele, presença de lesões populares em ambos cotovelos e demais exames sem particularidades; exames laboratoriais: Hb-10,7 leucócitos-7350 PCR- 2,3, teste de tolerância da glicose 86/94/87/84 lgA 4 AST e ALt normal, antiendomísio negativo colonoscopia normal, EDA- edema difuso das pregas duodenais com presença de pregas serrilhas. Qual a melhor conduta para o diagnóstico do caso?

A
Repetir o antendomísio em outro laboratório.
B
EDA com biópsia da 2°porção do duodeno.
C
Enteroscopia com biópsia de jejuno.
D
Dieta restrita de glúten, avaliar a resposta clínica.
E
Reposição de ferro e tratamento assintomático.
Em relação ao tratamento das queimaduras, assinale a alternativa INCORRETA.
Um recém-nascido de parto normal, com 3.720 g de peso de nascimento, Apgar de 9, 10 e 10, no primeiro, quinto e décimo minutos, apresenta no exame físico inicial hemorragia subconjuntival e os pais estão preocupados. O médico solicita um exame de fundo de olho que revela pequena hemorragia de retina unilateral. Orientação para os pais:
Qual das afirmativas abaixo a respeito das citoquinas relacionadas a resposta inflamatória a agressão cirúrgica esta INCORRETA:
Qual das alternativas abaixo NÃO contém uma das possíveis complicações perioperatórias por indução de isquemia associada à revascularização decorrentes do pinçamento e da posterior retirada das pinças da aorta, no tratamento cirúrgico de aneurismas de aorta?
Compartilhar