Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 48 anos, casada, 2 filhos adolescentes vivos, agenda consulta com ginecologista em virtude de amenorreia que faz 8 meses. Assintomática, realizou recentemente check-up ginecológico e mamário que estavam normais. Não tem fatores de risco para tromboembolismo ou câncer. Qual a proposta para essa paciente?

A
Solicitar dosagem sérica de FSH e LH para confirmar menopausa e prescrever reposição hormonal a base de estrógeno.
B
Se a dosagem sérica de FSH e LH estiverem normais, prescrever apenas suplementação com cálcio.
C
Prescrever terapia de reposição hormonal combinada em virtude do efeito benéfico sobre a densidade óssea a perfil lipídico.
D
Prescrever isoflavonoides e cálcio.
E
Orientação de hábitos de vida saudáveis, estimulando atividade física e dieta com restrição de gordura animal e rica em cálcio.
A tuberculose (TB) é um problema de saúde prioritário no Brasil. No que diz respeito a esse agravo, assinale a alternativa INCORRETA:
Homem, 45 anos de idade, há 2 meses, apresenta dor, edema, calor e rigidez pós-repouso maior que uma hora em punhos, metacarpofalangianas bilateralmente, interfalangianas proximais bilateralmente e tornozelos. É tabagista e não etilista. Nega outras doenças. Nega sintomas em outros aparelhos. Sem outros achados ao exame físico. Traz os seguintes exames: hemograma normal, VHS = 52 mm/1ª hora; proteína C-reativa = 4,3 mg/dl e radiografia simples das mãos e punhos mostrando osteopenia periarticular em punhos e metacarpofalangianas. A melhor conduta para esse paciente é:
Ao recepcionar, em sala de parto, um RN com crescimento intrautero retardado, banhado em mecônio, o neonatologista observa que a criança apresenta respiração regular, choro forte, tônus em flexão e cianose de exrtemidade. Imediatamente, ele leva o RN para a mesa de reanimação, a fim de:
Em relação aos abscessos amebianos do fígado, assinale a alternativa correta.
Compartilhar