Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 48 anos, casada, 2 filhos adolescentes vivos, agenda consulta com ginecologista em virtude de amenorreia que faz 8 meses. Assintomática, realizou recentemente check-up ginecológico e mamário que estavam normais. Não tem fatores de risco para tromboembolismo ou câncer. Qual a proposta para essa paciente?

A
Solicitar dosagem sérica de FSH e LH para confirmar menopausa e prescrever reposição hormonal a base de estrógeno.
B
Se a dosagem sérica de FSH e LH estiverem normais, prescrever apenas suplementação com cálcio.
C
Prescrever terapia de reposição hormonal combinada em virtude do efeito benéfico sobre a densidade óssea a perfil lipídico.
D
Prescrever isoflavonoides e cálcio.
E
Orientação de hábitos de vida saudáveis, estimulando atividade física e dieta com restrição de gordura animal e rica em cálcio.
Você é chamado para atender um recém-nascido na sala de parto. Trata-se de gestante com idade gestacional de 27 semanas, que não realizou pré-natal e que foi admitida em trabalho de parto em período expulsivo. Com relação à sequência correta de atendimento, após o recém-nascido ser recebido em ambiente aquecido, com campos estéreis aquecidos, e ser colocado sob fonte de calor radiante, os passos seguintes são:
Qual é a arritmia mais frequente nos quadros pós-operatórios:
Na hipertensão arterial, o fator associado com pior prognóstico é:
Jovem de 14 anos de idade, com dor pélvica aguda na região hipogástrica direira (FID), febre, calafrios, e com ciclos menstruais regulares. Sinal de Blumberg positivo. O diagnóstico clínico mais provável é:
Compartilhar