Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 48 anos, casada, 2 filhos adolescentes vivos, agenda consulta com ginecologista em virtude de amenorreia que faz 8 meses. Assintomática, realizou recentemente check-up ginecológico e mamário que estavam normais. Não tem fatores de risco para tromboembolismo ou câncer. Qual a proposta para essa paciente?

A
Solicitar dosagem sérica de FSH e LH para confirmar menopausa e prescrever reposição hormonal a base de estrógeno.
B
Se a dosagem sérica de FSH e LH estiverem normais, prescrever apenas suplementação com cálcio.
C
Prescrever terapia de reposição hormonal combinada em virtude do efeito benéfico sobre a densidade óssea a perfil lipídico.
D
Prescrever isoflavonoides e cálcio.
E
Orientação de hábitos de vida saudáveis, estimulando atividade física e dieta com restrição de gordura animal e rica em cálcio.
A mídia televisiva e impressa tem noticiado ultimamente relatos de violência contra crianças, muitas das quais vítimas fatais. A Sociedade Brasileira de Pediatria tem dado grande importância ao tema da criança e do adolescente, com informações tanto aos pediatras quanto à comunidade em geral. Acerca dos acidentes e maus tratos nessa faixa etária, julgue os itens abaixo. I - As intoxicações são os acidentes domésticos mais frequentes na faixa etária de 2 a 4 anos. II - As fraturas de ossos longos na criança pré-escolar geralmente são completas e expostas. III - Criança entre 12 e 18 meses, com até 13 Kg, deve ser transportada em assento infantil adaptável ao banco traseiro do automóvel, de frente para o painel. IV - Na suspeita ou na confirmação de que o agressor é o responsável pela criança, o caso deve ser tratado pela equipe multiprofissional da instituição de saúde, devendo ser de comunicado o conselho tutelar e tomadas as outras providências legais pertinentes. V - Em pequenos queimados, as primeiras medidas são: romper bolhas existentes e aplicar soluções antissépticas. Estão certos apenas os itens:
O disgerminoma é o tumor mais comum das células germinativas malignas, sendo responsável por cerca de 30 a 40% de todos os cânceres ovarianos com origem nas células germinativas. Acerca disso, assinale a alternativa correta.
A maioria dos tumores benignos do fígado são assintomáticos e são achados incidentais em ultrassonografia de abdome. Para diagnóstico diferencial de tumores sólidos, faz-se necessário a realização de exames contrastados como tomografia computadorizada e ressonância magnética. Um nódulo de 5 cm com hipercaptação de contraste na fase arterial e com uma cicatriz central em uma mulher de 40 anos é altamente sugestivo de:
Um paciente de 72 anos, fumante, com doença pulmonar obstrutiva crônica, que o incapacita de caminhar além de 2 quadras, deve ser submetido a uma colecistectomia eletiva. Na hipótese de ser o problema pulmonar sua única doença, qual é a estratificação do seu risco cirúrgico pela ASA?
Compartilhar