Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 48 anos, em amenorreia há 8 meses, com dosagem de FSH de 47,39 mUI/ml, há 6 meses sente fortes ondas de calor em tronco e cabeça, piores à noite, acompanhadas por insônia e irritabilidade. Sobre os fogachos na menopausa está CORRETA a alternativa:

A
Cerca de 50% das mulheres menopausadas apresentam este sintoma.
B
Estes sintomas duram cerca de um ano em 25% das pacientes.
C
Cerca de 80% das pacientes apresentam estes sintomas em até 5 anos da instalação da menopausa.
D
Os sintomas são conseqüentes ao aumento do FSH e LH observados na menopausa.
E
A carência de estrógenos diminui níveis de endorfina e catecolestrogênio e aumento da liberação hipotalâmica de norepinefrina e serotonina.
Escolar de sete anos, sexo masculino, com asma grave sem acompanhamento regular, é levado ao ambulatório por apresentar claudicação intermitente observada há aproximadamente um mês. Refere dor na região coxofemoral com irradiação em direção à patela. Exame físico: afebril; limitação da mobilização do membro inferior direito, principalmente da abdução coxofemoral sem sinais de flogose. Radiografia de quadril: osteosclerose da cabeça do fêmur e achatamento da epífise. Este quadro é compatível com:
Paciente com tosse crônica (> 8 semanas), radiografia do tórax normal e sem uso de inibidores da ECA. A causa mais frequente é:
Uma senhora de 72 anos de idade, diabética, hipertensa e tabagista, relata que apresenta dor abdominal além de massa palpável em região de mesogástrio e epigástrio de crescimento progressivo. Após avaliação médica teve diagnóstico de aneurisma de aorta abdominal volumoso infrarrenal. Considerando o diâmetro do aneurisma, a partir de quantos "cm" esta doença apresenta indicação cirúrgica?
Criança de 10 anos é levada ao consultório médico por apresentar, segundo familiares, uma massa em abdome, do lado direito, que surgiu há pouco tempo. Associado a esse quadro, os familiares referem que a criança tem apresentado dor abdominal, discreto emagrecimento e ocasionalmente sangramento na urina. Ao realizar exame complementar, a US de abdome revelou grande massa localizada em região renal esquerda. Diante do quadro descrito, o diagnóstico é:
Compartilhar