Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 48 anos, em amenorreia há 8 meses, com dosagem de FSH de 47,39 mUI/ml, há 6 meses sente fortes ondas de calor em tronco e cabeça, piores à noite, acompanhadas por insônia e irritabilidade. Sobre os fogachos na menopausa está CORRETA a alternativa:

A
Cerca de 50% das mulheres menopausadas apresentam este sintoma.
B
Estes sintomas duram cerca de um ano em 25% das pacientes.
C
Cerca de 80% das pacientes apresentam estes sintomas em até 5 anos da instalação da menopausa.
D
Os sintomas são conseqüentes ao aumento do FSH e LH observados na menopausa.
E
A carência de estrógenos diminui níveis de endorfina e catecolestrogênio e aumento da liberação hipotalâmica de norepinefrina e serotonina.
A incontinência urinária é definida como perda involuntária de urina, sendo um sintoma e não um diagnóstico. Perante uma paciente com esse sintoma, deve-se:
Paciente, 20 anos, nuligesta. Exame especular mostra colo uterino normal. Ausência de leucorreia. Feita coleta tríplice de material para colpocitologia, o resultado do exame apresentou atipias de células escamosas de significado indeterminado (ASCUS) no material da coleta endocervical. Colposcopia negativa, colo sem lesões. Qual a melhor conduta para o caso dessa paciente?
Qual a medida mais rápida e efetiva, em sala de emergência, para a redução inicial da pressão intracraniana, em paciente com traumatismo cranioencefálico grave e grau 5 na escala de Glasgow?
O abdome agudo perfurativo é fortemente sugerido pela presença de:
Compartilhar