Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 48 anos, em amenorreia há 8 meses, com dosagem de FSH de 47,39 mUI/ml, há 6 meses sente fortes ondas de calor em tronco e cabeça, piores à noite, acompanhadas por insônia e irritabilidade. Sobre os fogachos na menopausa está CORRETA a alternativa:

A
Cerca de 50% das mulheres menopausadas apresentam este sintoma.
B
Estes sintomas duram cerca de um ano em 25% das pacientes.
C
Cerca de 80% das pacientes apresentam estes sintomas em até 5 anos da instalação da menopausa.
D
Os sintomas são conseqüentes ao aumento do FSH e LH observados na menopausa.
E
A carência de estrógenos diminui níveis de endorfina e catecolestrogênio e aumento da liberação hipotalâmica de norepinefrina e serotonina.
Mulher de 45 anos, previamente saudável, procura atendimento por dor em cotovelo e febre. Refere inchaço, dor e vermelhidão no cotovelo direito há cerca de 24h, acompanhada de febre de até 40 °C com calafrios. Exame físico evidencia sinais flogísticos em cotovelo direito com demais articulações normais. Não há outros achados no exame físico. Exames laboratoriais evidenciam somente leucocitose de 16.000 células com desvio à esquerda (10% de bastões). Qual a melhor conduta a ser adotada?
As infecções de vias aéreas superiores (IVAS) constituem um dos principais problemas de saúde na criança, particularmente naquelas menores de 5 anos de idade. Assinale a alternativa INCORRETA com relação às IVAS:
A tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita cianótica que faz manifestação clínica na infância. Como se classifica esta anomalia?
Uma criança de dezoito meses com febre persistente há cerca de cinco dias apresentou uma urocultura, coletada por punção suprapúbica, com Escherichia coli 20 ufc/ml. No caso desse paciente, qual a afirmativa correta?
Compartilhar