Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente de 48 anos faz uso de sulfonilureia para o tratamento de diabetes mellitus, além de atividade física e dieta. O principal modo de ação da droga é dado:

A
pelo retardo da absorção de carboidratos.
B
pelo aumento da secreção de insulina pancreática.
C
pelo aumento da sensibilidade insulínica no músculo.
D
pelo aumento da sensibilidade insulínica no tecido adiposo.
E
pela diminuição da produção hepática de glicose.
Todas as entidades abaixo relacionadas podem apresentar anticorpos antinucleares e fator reumatoide reagentes, EXCETO:
Para um paciente com dor torácica, descrita como dilacerante, localizada na região anterior do tórax, irradiada para a região interescapulovertebral, formula-se a hipótese de dissecção aórtica. O RX de tórax mostra alargamento do mediastino superior e borramento do botão aórtico. Considere as seguintes condutas quanto a sua adequação. I - Iniciar nitroprussiato de sódio mantendo infusão contínua com vistas a manter a pressão sistólica 100-120 mmHg. Simultaneamente, administrar betabloqueador (propranolol) para manter a FC em torno de 60 bpm. II - Realizar aortografia que é o exame padrão para o diagnóstico. III - Realizar tomografia computadorizada ou ecocardiografia que podem auxiliar o diagnóstico. Assinale a alternativa correta:
De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, com relação ao pré-natal de baixo risco, é correto afirmar:
Considere as afirmações abaixo sobre o binômio droga e adolescência. I- São considerados fatores de risco para consumo de drogas: autoritarismo ou permissividade dos pais ou cuidadores, baixa autoestima, viver em zona de alta densidade demográfica e repetência escolar. II- São considerados indicadores de uso de drogas: problemas disciplinares na escola, prática de pequenos furtos, acidentes frequentes e preocupação excessiva com temas de saúde. III- São consideradas práticas preventivas primárias: programas de inclusão social baseados na escola e na comunidade e coleta de sangue e urina para triagem de metabólitos de drogas ilícitas em adolescentes pertencentes ao grupo de risco e/ou vulneráveis. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar