Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Paciente de 49 anos, sexo masculino, diabético há 5 anos e em uso de metformina. Sem outras alterações relevantes. Após repetidas medições, foi constatada hipertensão arterial sistêmica com PA = 150 x 85 mmHg. Exames de sangue e urina foram normais. Dos itens abaixo, selecione o que contém a medicação mais apropriada para este caso.

A
Inibidor da ECA.
B
Antagonista de canal de cálcio.
C
Betabloqueador.
D
Diurético.
E
Antagonista do receptor da angiotensina.
Qual a afirmativa que está errada: a Grelina:
Considere o caso de paciente do sexo feminino, 34 anos, com discreta dor e desconforto em hipocôndrio.Traz à consulta ecografia abdominal, evidenciando nódulo hepático com 7 cm de diâmetro. A paciente nega anorexia, emagrecimento, transfusões sanguíneas ou cirurgias prévias. O único medicamento em uso é anticoncepcional oral há 17 anos. Traz à consulta hemograma e provas de função hepática normais. Diante dessa situação clínica, a principal hipótese diagnóstica é:
Considerando o atendimento ao recém-nascido em sala de parto, assinale a alternativa INCORRETA.
Diante de uma gestante que fez somente 2 consultas de pré-natal no primeiro trimestre da gestação e não havendo registro de qualquer tratamento realizado em suas anotações, considere as seguintes assertivas em relação ao recém-nascido: I- Se o VDRL materno, no momento do parto, for maior que 1:16, deve-se solicitar VDRL, FTA-ABs IgG e IgM, e análise do liquor, hemograma, RX de ossos longos, iniciando imediatamente o tratamento para sífilis congênita. II- Se o teste rápido para HIV for negativo, não se deve permitir a amamentação ao seio imediatamente após o nascimento. III- Se HBsAg for negativo, deve-se vacinar contra hepatite B e aplicar imunoglobulina da hepatite B em sítios musculares diferentes. Marque a alternativa correta.
Compartilhar