Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente de 50 anos de idade vem consultar por dificuldades de marcha. Ao exame neurológico, percebe-se que a habilidade para caminhar em uma linha reta com a marcha pé-ante-pé está prejudicada. Esse achado está relacionado com que lesão na estrutura do SNC?

A
Disfunção cerebelar.
B
Dano lobo parietal.
C
Dano lobo temporal.
D
Distúrbios oculomotores.
E
Neuropatia periférica.
Leia atenciosamente o caso abaixo para responder a questão: Ana Lúcia, 36 anos, casada, procurou seu médico de família com queixa de humor deprimido, perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas, fatigabilidade, ideias de culpa, inutilidade. Quando questionada sobre o futuro, referiu extremo pessimismo, pois não se julgava apta a continuar lecionando Literatura (seu ofício há 12 anos) e, por isso, nutria excessiva culpa. Relatou também alteração do sono e perda do apetite. Ana Lúcia refere episódio depressivo anterior aos 18 anos. Seu pai apresenta história de transtorno bipolar e sua mãe transtorno de ansiedade generalizada. Baseando-se em seus conhecimentos e no caso acima, assinale a alternativa ERRADA:
Criança de dois anos veio ao CSF com história de febre alta há 48 horas, dor de garganta e tosse rouca. Ao exame do orofaringe, havia uma hiperemia intensa das amígdalas. Esse quadro é mais sugestivo de:
Paciente, sexo feminino, 38 anos de idade, submetida à videolaparocolecistectomia por colecistolitíase, cursa, logo após a extubação no centro cirúrgico, com rigidez do masseter e cianose. Dados vitais, pulso: 140 bpm, frequência respiratória: 36 ipm, temperatura axilar: 41ºC. Ao monitor cardíaco, o ritmo era taquicardia supraventricular. Gasometria arterial mostrava acidose mista. Lactato arterial: 5,0. O tratamento específico para o caso em questão é:
Um paciente apresenta um quadro de síndrome nefrótica. Na investigação, cursa com consumo do complemento. Qual das etiologias abaixo é a mais provável como causa da doença?
Compartilhar