Paciente de 50 anos de idade, tabagista 20 cigarros/dia, há 30 anos, é admitido com história de 3 dias de febre alta, tosse produtiva, expectoração amarela, dor torácica e dispneia progressiva. Ao exame, estava pálido, leve icterícia de mucosas, com batimentos de aletas nasais, frequência respiratória de 34 incursões por minuto, pressão arterial de 90 x 60 mmHg. RX de tórax mostra condensação alveolar em terço médio e superior de pulmão direito, hemograma com 18500 leucócitos com 7600 bastões, ureia de 60 (normal até 40), creatinina de 1,6, bilirrubinas de 3,5 mg%. Mesmo com hidratação vigorosa, a pressão arterial do paciente não se altera na emergência, e o mesmo é admitido na Unidade de Terapia Intensiva. Terapêutica mais adequada é:
A
Penicilina G + vancomicina.
B
Claritomicina + ceftriaxone.
C
Ceftriaxone + vancomicina.
D
Ciprofloxacina + cefepima.
E
Vancomicina + ciprofloxacina.
Outras questões
Considerando a falha do DIU como método utilizado na anticoncepção, analise as a?rmativas a seguir:
I. Na gravidez intrauterina, com DIU localizado no fundo uterino e ?os não localizados no exame especular, o DIU deve ser deixado no lugar, e a paciente deve ser advertida sobre os sintomas de infecção.
II. O diagnóstico da gravidez intrauterina, na vigência do uso de DIU sem a visualização dos ?os, exige uma ultrassonogra?a. Em caso positivo, a gravidez deve ser interrompida através da curetagem uterina total.
III. Na gravidez com DIU, é recomendável a retirada do mesmo se os ?os forem visualizados e o saco gestacional estiver acima do dispositivo intrauterino.
IV. Na gravidez com DIU associado à progesterona, com os ?os visualizados, é recomendável a manutenção do mesmo, devido ao efeito protetor da progesterona sobre a gravidez.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que indica corretamente o quimioterápico a ser utilizado nos casos de doença trofoblástica gestacional, que necessitem de monoquimioterapia e que não responderam adequadamente ao metrotrexate.
Referente à contratura de Dupuytrens, assinale a alternativa correta.
Um homem de 49 anos com história de hemoptise vai ao consultório. É solicitada uma radiografia de tórax que evidencia massa de 5 cm no lobo superior do pulmão direito. A punção com agulha fina da massa mostra células compatíveis com carcinoma anaplásico de pequenas células. Ao exame físico, são notados edema de face, edema dos pés e hipertensão sistólica. A cintilografia óssea não mostra metástases. A coloração imuno-histoquímica das células tumorais tende a ser positiva para: