Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente de 50 anos, previamente sadia, é internada por febre e aparecimento de equimoses em todo o corpo há 2 dias. Os exames de admissão evidenciam Hb = 9,1, discreta leucocitose, plaquetas = 15.000, presença de numerosos esquizócitos no esfregaço periférico, LDH = 1.500 e creatinina = 2,3 mg/dl. Considerando o provável diagnóstico desta paciente, assinale a opção que representa a terapia mais apropriada para este caso.

A
Plasmaférese com infusão de albumina.
B
Infusão de plasma fresco congelado.
C
Plasmaférese com infusão de coloide sintético.
D
Infusão de corticoide em dose imunossupressora.
E
Plasmaférese com infusão de plasma fresco congelado.
O resfriado comum é uma doença viral em que os sintomas de rinorreia e obstrução nasal são proeminentes. Na orientação terapêutica desta situação são considerados tratamentos INEFICAZES, EXCETO:
No que se refere à importância do aleitamento materno para a saúde do recém-nascido, identifique a alternativa correta.
Um executivo, com 66 anos de idade, procura assistência devido à perda de memória. Exceto pela necessidade de listar o que pretende comprar no supermercado, permanece completamente funcional A hipertensão controlada com enalapril e hidroclorotiazida, sem outras comorbidades, exame físico normal, pra miniexame do estado mental com escore de 27 em 30, pontuação perdida na avaliação da memória verbal de curto prazo. A melhor hipótese diagnóstica, considerando apenas os dados fornecidos é de
Em relação às esplenectomias, são feitas as observações abaixo: I. O abscesso subfrênico esquerdo é a complicação intra-abdominal mais comum pós-esplenectomia; II. A fístula pancreática pós-esplenectomia é decorrente, na maioria das vezes, de lesões ocorridas na cauda do pâncreas e são mais frequentes que as fístulas gástricas; III. O principal mecanismo para o aparecimento das fístulas gástricas pós-esplenectomia é a inclusão da parede gástrica no momento da ligadura dos vasos curtos; IV. A trombose das grandes veias esplâncnicas ligadas ao sistema porta é uma das complicações com maior potencial de mortalidade. Dessas observações, podemos afirmar que:
Compartilhar