Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente de 50 anos, previamente sadia, é internada por febre e aparecimento de equimoses em todo o corpo há 2 dias. Os exames de admissão evidenciam Hb = 9,1, discreta leucocitose, plaquetas = 15.000, presença de numerosos esquizócitos no esfregaço periférico, LDH = 1.500 e creatinina = 2,3 mg/dl. Considerando o provável diagnóstico desta paciente, assinale a opção que representa a terapia mais apropriada para este caso.

A
Plasmaférese com infusão de albumina.
B
Infusão de plasma fresco congelado.
C
Plasmaférese com infusão de coloide sintético.
D
Infusão de corticoide em dose imunossupressora.
E
Plasmaférese com infusão de plasma fresco congelado.
Paciente de 56 anos de idade relata otalgia a esquerda com 2 semanas de evolução, associada a otorreia. Evolui com dor em região de mastóide e febre. Realizou TC que evidenciou velamento de mastóide à esquerda. Assinale a assertiva que contém os patógenos mais comumente associados à condição.
São manifestações clínicas presentes no hipotireoidismo, exceto:
Mulher, 34 anos de idade, após briga como marido, ingere cerca de 50 ml de água sanitária. Apresenta-se no PA ansiosa e agitada, porém lúcida, com queixa de dor abdominal. O atendimento de emergência não mostra alterações nos dados vitais e nos demais dados do exame físico. A melhor conduta é:
Qual dos micro-organismos abaixo é o mais frequente como causa de meningite neonatal precoce?
Compartilhar