Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente de 50 anos tem diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão pela broncoscopia (lesão vegetante em segmento anterior do lobo superior direito a mais de 2 cm da carina principal). Biópsia de linfonodo supraclavicular ipsilateral teve como diagnóstico: adenocarcinoma metastático para linfonodo. Tomografia computadorizada de tórax não evidencia outras alterações além da massa pulmonar, em lobo superior direito, de 3,5 cm em seu maior diâmetro. Tomografias computadorizadas de abdome e crânio sem implantes secundários. O melhor estadiamento (TNM) para este paciente é:

A
T2N3M0
B
T3N3M0
C
T2N2M0
D
T2N3M1
E
T3N3M1
Sobre criptorquidia, assinale a alternativa correta.
Recém-nascido a termo, alimentado exclusivamente ao seio materno, está no segundo dia de vida e ainda não apresentou eliminação de mecônio. Teve episódios de vômitos lácteos e posteriormente biliosos. Encontra-se em bom estado geral, com o abdome difusamente distendido e pouco doloroso à palpação. Ao toque retal houve saída de gases sob pressão e fezes liquefeitas fétidas. Nessa situação, há suspeita diagnóstica de:
A respeito do transtorno bipolar, considere as a?rmativas a seguir. I. As manias associadas ao uso de antidepressivos tendem a ser mais leves que os quadros de mania não associados ao uso de antidepressivos. II. A depressão unipolar tende a apresentar-se com mais sintomas atípicos, como hiperfagia e hipersonia, e a ter idade de início mais precoce em relação à depressão bipolar. III. Pacientes com bipolaridade apresentam menor prevalência de transtornos de ansiedade em relação à população em geral. IV. Um paciente com depressão recorrente e com parente de primeiro grau com bipolaridade apresenta grande chance de evoluir para bipolaridade. Assinale a alternativa correta.
Paciente de 78 anos, sexo masculino, diabético insulinodependente, refere há 2 meses abaulamento em região inguinal direta aos esforços, com redução ao repouso, com desconforto local mas sem dor. Ao exame físico, manobra de Valsalva positiva. Para o caso clínico acima exposto, é correto afirmar:
Compartilhar