Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Paciente de 50 anos vem apresentando quadro infeccioso e necrotizante em região genital e perineal, com grave quadro toxêmico há 48 horas. Assinale a alternativa incorreta.

A
A oxigenoterapia hiperbárica deve ser empregada como substituta para a terapêutica cirúrgica local.
B
O diagnóstico provável, para esse caso, é de uma fasciite necrotizante (Síndrome de Fournier).
C
A infecção ativa citocinas, como interleucinas, fatores de necrose tumoral e interferon gama ocorrendo trombose capilar com necrose da fáscia, do tecido celular subcutâneo e da pele.
D
A abordagem cirúrgica consiste em desbridamento amplo de todo o tecido desvitalizado.
E
A cobertura antibiótica deverá atingir bactérias gram-positivas, gram-negativas, aeróbias e anaeróbias.
Pré-escolar de 3 anos é atendido com tosse produtiva, principalmente noturna, e obstrução nasal há 15 dias. A mãe refere infecção de vias aéreas superiores no início do quadro. O diagnóstico provável é:
Paciente, sexo feminino, 25 anos de idade, com fissura anal posterior crônica, já tendo feito uso de formadores de bolo fecal, nifedipina e nitrato tópicos anais, sem melhora. Realizou manometria anorretal com acentuada hipertonia esfincteriana. A conduta CORRETA a ser tomada é:
Recém-nascido de parto vaginal, período expulsivo prolongado, apresenta Apgar de 6 e 9, peso de 3.850g, comprimento de 50 cm, PC de 41 cm, PT de 34 cm. Tem boa evolução, e a única alteração observada no exame físico completo com 12 horas de vida é uma grande bossa serossanguínea. A conduta a ser tomada para este recém-nascido é:
Em caso de lactente com irmão portador de leucemia em tratamento quimioterápico, deve ser contraindicada a vacina:
Compartilhar