Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 54 anos, casada, VII Gesta Para (6 partos normais), agenda consulta no ambulatório de ginecologia por sangramento genital persistente, que adquiriu odor fétido nos últimos 2 meses. Ao exame ginecológico especular, o colo uterino tinha anatomia alterada em virtude de lesão vegetante, sangrante ao toque da pinça de Cherron. Ao toque bimanual, o útero e ovários tinham volumes normais, esperados para a idade da paciente. Ao toque retal havia um abaulamento extrínseco anterior, e o paramétrio estava fortemente endurecido, com nodulações até a pelve óssea. Submetida à biópsia dirigida do colo uterino, o resultado foi de carcinoma epidermoide invasivo.

A
cirurgia de Wertheim-Meigs.
B
radioterapia pré-operatória e histerectomia total abdominal com linfadenectomia pélvica.
C
radioterapia com quimossensibilização.
D
quimioterapia neoadjuvante e histerectomia radical com colpectomia.
E
radioterapia exclusiva.
Os diuréticos são drogas usualmente empregadas no tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca. Entre as alternativas abaixo, sobre esse tipo de droga, assinale a correta.
Nas emergências cirúrgicas inflamatórias abdominais, o exame de escolha para a confirmação diagnóstica da colecistite aguda é:
Um pré-escolar de raça branca com anemia (Hb = 7g/dl, VCM = 110 ) apresenta cansaço, palidez acentuada, língua lisa, ardor lingual, sensações parestésicas em membros inferiores e mãos e dificuldade para locomoção. Não apresenta visceromegalias. O quadro clínico é sugestivo de:
Assinale a alternativa que contraindica o uso de anticoncepcionais orais:
Compartilhar