Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 54 anos, casada, VII Gesta Para (6 partos normais), agenda consulta no ambulatório de ginecologia por sangramento genital persistente, que adquiriu odor fétido nos últimos 2 meses. Ao exame ginecológico especular, o colo uterino tinha anatomia alterada em virtude de lesão vegetante, sangrante ao toque da pinça de Cherron. Ao toque bimanual, o útero e ovários tinham volumes normais, esperados para a idade da paciente. Ao toque retal havia um abaulamento extrínseco anterior, e o paramétrio estava fortemente endurecido, com nodulações até a pelve óssea. Submetida à biópsia dirigida do colo uterino, o resultado foi de carcinoma epidermoide invasivo.

A
cirurgia de Wertheim-Meigs.
B
radioterapia pré-operatória e histerectomia total abdominal com linfadenectomia pélvica.
C
radioterapia com quimossensibilização.
D
quimioterapia neoadjuvante e histerectomia radical com colpectomia.
E
radioterapia exclusiva.
Você está de plantão e é chamado para avaliar uma paciente de 77 anos traqueostomizada há 45 dias, com sangramento importante pela cânula (500 ml). Entre as alternativas abaixo, qual a mais correta a ser realizada?
São medicações de primeira linha no tratamento medicamentoso de um paciente tabagista:
Lactente de 10 meses iniciou quadro de diarreia aquosa sem sangue, muco ou pus há 4 dias, sem vômitos ou febre. Nas últimas 24 horas apresentou piora clínica com quadro de choro intenso. Há 4 horas cursou com irritabilidade, vômitos recorrentes, distensão abdominal importante, eliminação de fezes pastosas, em pequena quantidade, associado à presença de muco e sangue vivo. Qual é o diagnóstico mais provável?
Menino de 5 anos frequenta a escola infantil, brinca com outras crianças, veste-se sozinho, expressa ideias próprias e preferências. Ao exame, apresenta IMC no escore Z acima do +3. Em relação ao caso, analise as afirmativas: I. A avaliação pondero-estatural do menino está adequada. II. Os marcos do desenvolvimento são adequados para esta faixa etária. III. O teste de Denver II é uma ferramenta útil para triar globalmente o desenvolvimento desta criança. Está / estão correta (s) a (s) afirmativa (s)
Compartilhar