Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 54 anos com quadro de dor abdominal, localizada em fossa ilíaca esquerda, associado a alteração de hábito intestinal. Refere episódios prévios de hematoquezia. Hemograma com leucocitose e desvio para esquerda. EAS sem alterações. O diagnóstico mais provável é:

A
Pielonefrite aguda
B
Hérnia inguinal encarcerada
C
Diverticulose aguda
D
Urolitíase
E
Infarto mesentérico
Mulher, 34 anos de idade, após briga como marido, ingere cerca de 50 ml de água sanitária. Apresenta-se no PA ansiosa e agitada, porém lúcida, com queixa de dor abdominal. O atendimento de emergência não mostra alterações nos dados vitais e nos demais dados do exame físico. A melhor conduta é:
A maioria dos incidentalomas adrenais são:
Um menino de 3 anos, considerado pelos pais como ”tranqüilo e obediente”, sofreu importante queimadura na palma das mãos ao tocar no forno quente. Os pais estão muito ansiosos e querem saber como agir com o filho diante do risco de novos acidentes domésticos. A melhor orientação é:
No paciente politraumatizado, com lesão óssea instável do anel pélvico e hemodinamicamente instável, qual deve ser a conduta inicial do ortopedista que integra a equipe multidisciplinar?
Compartilhar