Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 54 anos realizou mamografia que evidenciou imagem nodular espiculada densa, que na USG é irregular, hipoecogênica, com diâmetro AP > T, com sombra. Fez core biopsia, cujo resultado foi “Alterações fibrocísticas da mama”. O radiologista colocou no laudo com “imagem altamente suspeita”. Qual o próximo passo propedêutico?

A
Acompanhamento semestral, o diagnóstico foi de lesão benigna.
B
Manter acompanhamento anual, e comparar as mamografias futuras, havendo modificação nova core biopsia.
C
O diagnóstico histopatológico foi de benignidade, manter acompanhamento com ultrassonografia.
D
Fazer estereotaxia e retirar toda a lesão para estudo histopatológico.
E
A core biopsia é soberana sendo benigna a lesão, acompanhamento clínico.
Na triagem de atendimento hospitalar em um serviço de Trauma, qual dos pacientes abaixo é prioritário, considerando que há recursos suficientes para o atendimento adequado de todos?
Marina, 17 anos de idade, há 5 semanas vem apresentando humor deprimido e crises de choro ocasionais. Nega alterações do apetite, do sono ou da concentração. Tem ficado mais em casa, com menos vontade de sair. Nega pensamento de morte. Atribui seus sintomas depressivos ao fato de ter sido reprovada em duas matérias no colégio, motivo pelo qual terá que repetir de ano. Sente-se culpada, pois acha que sua reprovação é uma vergonha para a família. Devido ao seu mau desempenho na escola, pegou emprestados livros na biblioteca referentes às matérias em que foi reprovada e já começou a estudar mesmo antes de iniciadas as aulas. Sua mãe está preocupada com seu quadro depressivo e orientou que ela fosse à consulta na Clínica da Família. A intervenção mais adequada a ser feita pelo médico de família e comunidade é:
Mulher de 30 anos de idade procura a unidade porque caiu há 12 horas e seu tornozelo está ficando cada vez mais inchado e doloroso. Para solicitar radiografia, a fim de descartar fratura, é preciso que a paciente apresente:
Na consulta de puericultura, a criança com perda de marcos do desenvolvimento previamente adquiridos indica investigação para:
Compartilhar