Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente de 34 anos de idade, é atendido com quadro de dor abdominal em cólica localizada no hipocôndrio direito e epigástrio irradiada para dorso associada a náuseas, vômitos e febre de 38,3° C. Ao exame físico, apresenta-se com fácies de dor, levemente taquidispnéica com FC 100 bpm. No exame do abdome, observa-se discreta distensão abdominal, dor a palpação de hipocôndrio direito com sinal de Murphy presente. Qual diagnóstico mais provável desse paciente?

A
Pancreatite aguda.
B
Colecistite aguda.
C
Pneumonia lobar inferior direita.
D
Pielonefrite aguda.
E
Abscesso hepático.
Em paciente com infeccção pelo vírus da hepatite B, qual dos marcadores abaixo indica replicação viral ativa?
Em relação à vacinação realizada na infância responda de acordo com as afirmações abaixo: I- A imunização passiva é realizada pela introdução no organismo de diferentes tipos de antígenos. II- Pacientes alérgicos a penicilinas não podem ser vacinados com a vacina tríplice viral (antirrubéola, sarampo e caxumba) pelo risco de reação grave cruzada. III- A vacinação pela BCG deve ser realizada nas primeiras 12 horas de vida, independente do peso de nascimento para evitar a tuberculose miliar. IV- A vacina para prevenção da infecção pelo rotavírus só deve ser administrada quando o lactente não estiver mais em aleitamento materno exclusivo e nunca antes do 6º mês de vida.
Uma paciente de 60 anos, diabética, estava em casa apresentando dor em hipocôndrio direito há 15 dias e febre. Há 3 dias queixa-se de distensão abdominal progressiva, dor em cólica e vômitos. Foi admitida no hospital em caráter de urgência bastante desidratada e com distensão abdominal marcante. Realizou ultrassom que demonstrou aerobilia e distensão intestinal por gás. Radiografia simples de abdome mostrou imagem de moeda empilhada e ausência de gás no reto. Qual a conduta?
Um homem de 47 anos, com história de alcoolismo importante, procura cuidados médicos com relato de fadiga, fraqueza generalizada, palpitações e dispneia aos médios esforços. Não apresenta sinais de comprometimento hepático. Dentre os exames complementares, chamava atenção uma hemoglobina de 8,8 g/dl (VN 13,5-17,5 g/dl), reticulócitos de 0,9% (VN - 0,5 a 1,5%), volume corpuscular médio (VCM) de 103 fL (VN 81-99 fL). O mecanismo mais provável da anemia é:
Compartilhar