Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente de 34 anos de idade, é atendido com quadro de dor abdominal em cólica localizada no hipocôndrio direito e epigástrio irradiada para dorso associada a náuseas, vômitos e febre de 38,3° C. Ao exame físico, apresenta-se com fácies de dor, levemente taquidispnéica com FC 100 bpm. No exame do abdome, observa-se discreta distensão abdominal, dor a palpação de hipocôndrio direito com sinal de Murphy presente. Qual diagnóstico mais provável desse paciente?

A
Pancreatite aguda.
B
Colecistite aguda.
C
Pneumonia lobar inferior direita.
D
Pielonefrite aguda.
E
Abscesso hepático.
Lactente de 4 meses de idade é levado à consulta de puericultura. Os marcos do desenvolvimento esperados nessa idade são:
Os transtornos alimentares na adolescência, em particular a anorexia nervosa e a bulimia, são cada vez mais diagnosticados. Qual dentre as características abaixo é encontrada, principalmente, nos anoréxicos?
Mulher, 25 anos, magra, em autoexame percebe pequeno nódulo no pescoço, de localização anterior, móvel à deglutição, ao falar e à palpação. Qual é a principal hipótese diagnóstica inicial?
Um menino de 13 anos de idade reclama de dor no joelho direito há cerca de um mês que piora após correr. Sua dor iniciou uma semana após sua admissão na equipe de corrida da escola. Nega dor em outras articulações e nega também edema e eritema articular. Sem outras queixas. Ao exame físico constata-se apenas dor à palpação da tuberosidade tibial direita. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Compartilhar