Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente de 55 anos, masculino, hipertenso, diabético e tabagista. Procurou a emergência com dor precordial contínua por 60 minutos sem irradiação ou outros sintomas. Chegou ao pronto-socorro uma hora após o término da dor. A CKMB e troponina coletadas na chegada ao pronto-socorro encontravam-se normais. Eletrocardiograma com alterações da repolarização ventricular de V1 a V6. Marque a alternativa correta:

A
paciente necessita de trombolítico.
B
evitar heparina para não ter risco de sangramento.
C
retornar o paciente para sua residência e fazer nova avaliação no dia seguinte.
D
provável IAM sem supradesnivelamento do segmento ST.
E
não fazer antiagregantes plaquetários.
Paciente masculino, 35 anos, pedreiro, morador de Curitiba, chega ao pronto-socorro com quadro de cefaleia e mialgias intensas que se iniciaram há 2 dias e estavam piorando progressivamente. No dia da consulta, notou urina escura e coloração amarelada na pele. Familiares referem que o paciente não viaja há mais de 6 meses. Ao exame apresenta-se em regular estado geral, febril, letárgico, com força muscular e tônus muscular preservados, porém havia rigidez de nuca +/4+, icterícia +++/IV, petéquias subconjuntivais, fígado e baço não eram palpáveis. Colhido liquor, este era claro, com 98 leucócitos, sendo 80% de células linfomononucleares. Glicose e proteínas eram normais. Não se observaram bactérias no GRAM; leucograma com 14.500 leucócitos, 20% bastões; 70% de segmentados e 0 (zero) eosinófilo e plaquetas = 74.000; Na+ = 135 mEq/l; K+ = 2,0 mEq/l; creatinina = 5,2 mg/dl; bilirrubina total de 12 mg/dl com 9,0 de direta; AST(TGO) e ALT(TGP) de 100 e 110 UI. Com esses dados, você pode considerar como principal hipótese:
O tratamento da taquicardia ventricular sustentada que não causa descompensação hemodinâmica pode ser feito clinicamente com que droga?
Qual dos seguintes casos teria indicação de valvotomia mitral por balão?
A tuberculose, doença prevenível e curável, constitui ainda hoje uma ameaça para a Saúde Pública no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa o 14º lugar entre os 23 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar