Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Reumatologia

Ortopedia

Ortopedia

Paciente de 55 anos, sexo feminino, procura atendimento para mostrar exames solicitados pelo médico da família. Os exames são: Densitometria óssea compatível com osteoporose em coluna (T-score: -2,8) e fêmur proximal (T-score: -2,6). Apresenta, como comorbidades, esofagite grave de refluxo e antecedente de TVP há 2 anos. Menopausa há 3 anos. Assinale a opção CORRETA.

A
Hipercalcemia associada à hipercalciúria sugere malignidade óssea subjacente.
B
Elevação de PTH pode estar associada à deficiência de vitamina D.
C
Osteonecrose de mandíbula é complicação frequente no tratamento da osteoporose com alendronato.
D
Fratura de colo de fêmur, quando associada à osteoporose, em geral apresenta bom prognóstico.
E
Ranelato de estrôncio é droga contraindicada para osteoporose no fêmur.
Mesmo sendo considerado um importante problema de saúde pública, o alcoolismo costuma ser identificado apenas em seus estágios finais, quando já ocorreram grandes perdas e as chances de reabilitação do indivíduo são menores. O consumo de álcool é, em geral, socialmente aceito, o que provoca grande dificuldade na classificação do estado em que se encontram os usuários. A alternativa que define o padrão e as implicações do consumo de álcool é:
Paciente adulto jovem (19 anos) com lesão de consistência amolecida, com 7 cm de diâmetro, localizada no nível III à esquerda, anterior ao músculo Esternocleidomastoideo, indolor à palpação e que à PAAF veio com o detalhe de lesão cística com presença de cristais de colesterol. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Homem, 72 anos, previamente com hipertensão arterial e sem outras comorbidades sabidas prévias. Chega ao pronto socorro contando história de dor abdominal em hipocôndrio direito. Ao exame físico está estável, pulsos periféricos todos palpáveis e massa abdominal pulsátil indolor em mesogástrio e dor a palpação de hipocôndrio direito. Ao ultrassom visualizado cálculos biliares em grande quantidade não obstrutivos e dilatação da aorta abdominal de 6cm de diâmetro. Assinale a alternativa que representa a conduta recomendada neste caso:
Em relação à Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) em pediatria, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar