Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente de 56 anos, branco, com história de alcoolismo de longa data. Ao exame físico: palidez cutâneo-mucosa.Trouxe hemograma compatível com Anemia Megaloblástica. Qual o mecanismo desta anemia nesta situação:

A
Diminuição da absorção da vitamina B12
B
Diminuição da ingestão de folatos
C
Aumento da perda de vitamina B12
D
Aumento da perda de folatos
E
Associação de perda de folatos e vitamina B12
Um menino, com 5 anos de idade, é atendido com queixa de manchas no corpo e febre não aferida há 4 dias. Ao exame, nota-se petéquias disseminadas, adenopatia generalizada e hematomas em tronco e membros. No abdome, palpa-se o fígado a 4 cm do rebordo costal direito e baço a 3 cm do rebordo costal esquerdo. O diagnóstico mais provável é:
Sobre infecções associadas a cateteres vasculares, assinale a alternativa incorreta:
Um paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo II, em tratamento com hipoglicemiante oral, glicemia pré-operatória de 95 mg/dl e Hemoglobina Glicada de 5%, será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. De acordo com a Classificação do Estado Físico da American Society of Anesthesiologists (ASA), a classe na qual se enquadra o paciente é:
Você está atendendo uma criança de 2 anos que mora numa tribo isolada. A criança foi trazida pela Assistente Social da Fundação Casa do Índio com um quadro de retardo mental, baixa estatura, membros curtos, hipertelorismo, ponte nasal achatada, edema palpebral, macroglossia, presença de apenas 4 dentes, pele seca e descamativa, edema nas mãos. Não é possível obter história neonatal, apenas se sabe que o paciente nasceu a termo pesando 3kg. Este quadro clínico é sugestivo de:
Compartilhar