Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 56 anos, sexo feminino, vem consultando no ambulatório do hospital por quadro de diarreia há 1 mês, dor abdominal epigástrica em queimação e emagrecimento. Foram solicitadas endoscopia digestiva alta e ecografia abdominal. A endoscopia mostrou duas úlceras gástricas em região antral e uma em região duodenal. A ecografia foi normal. Baseando-se na principal etiologia para este achado endoscópico, qual exame poderia especificar a causa do problema?

A
Tomografia computadorizada.
B
Angiografia seletiva abdominal.
C
Ultrassonografia endoscópica.
D
Dosagem de gastrina sérica.
E
Ultrassonografia transoperatória.
A degeneração maligna de cicatrizes antigas é comumente denominada de úlcera de Marjolin. O tumor é do tipo:
Pacientes com criptorquidia devem ser submetidos a tratamento cirúrgico:
Um paciente portador de anemia falciforme é internado com febre, taquipneia, dor torácica intensa e radiografia de tórax com infiltrado heterogêneo. Evolui, 24 horas depois, com piora do quadro clínico e hipoxemia severa. Qual o provável diagnóstico e qual a conduta mais adequada, nesse caso?
Um paciente do sexo masculino, 25 anos, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar, bilateral, com irradiação para raiz das coxas, de início há quatro meses. Refere que acorda durante a noite pela dor e, quando caminha, a dor melhora. Qual a principal hipótese diagnóstica para esse caso?
Compartilhar