Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Paciente de 58 anos, tabagista de mais de 30 cigarros/dia, vai à emergência com história de que, há mais ou menos 3 horas, começou com calafrios. Já apresentava tosse produtiva purulenta e calafrios tremulantes uma semana antes, e chiado no peito. Sabia ser portadora de DPOC e usava broncodilatador de longa duração e corticoide inalatório, sendo que, às vezes, nebulizava com fenoterol e ipratrópio. Foi realizado RX de tórax que mostrou consolidação no lobo médio e língula. A paciente não apresentava outras comorbidades. Estava lúcida, orientada, FR 22, FC 90 e SatO2: 94%. Com relação a esse caso, podemos dizer que:

A
por ser portadora de DPOC, a paciente deve obrigatoriamente ser internada no hospital
B
a historia clínica e os calafrios tremulantes são compatíveis com o diagnóstico de exacerbação aguda da DPOC.
C
em se tratando de uma pneumonia adquirida na comunidade, os critérios de gravidade poderiam definir o melhor local de tratamento.
D
caso a opção seja por tratamento domiciliar, não há necessidade de reavaliação em 72 horas
E
o quadro clínico dispensa o uso dos critérios de gravidade e já autoriza antibiótico oral e tratamento domiciliar.
Acerca da febre reumática, julgue os itens que se seguem. I - É mais frequente em crianças com menos de três anos de idade. II - É uma poliartrite aguda, migratória de grandes articulações. III - A artrite apresenta pouca resposta aos anti-inflamatórios não-hormonais. IV - A sequela cardíaca mais comum é a insuficiência mitral. V - A coreia de Sydenham tem início precoce e apresenta sequelas importantes. Estão certos apenas os itens:
O reparo de feridas é o esforço dos tecidos para restaurar a função e a estrutura normais após o trauma. A esse respeito, a sequência correta nas fases da cicatrização é:
São características hemodinâmicas do choque cardiogênico:
Uma das causas de hipotireoidismo na população, decorrente de um complexo fenômeno imunológico, resultando em uma infiltração de linfócitos e consequente fibrose, presença de anticorpos bloqueadores de TSH e decrescente número e eficiência dos folículos são características de:
Compartilhar