Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente de 59 anos, masculino, com aumento do volume abdominal procura pela primeira vez atendimento médico. Apresenta aumento lento e progressivo do volume abdominal há dois meses, associado à fadiga. Ao exame físico, o paciente encontra-se emagrecido, ictérico +/4, com aumento do volume abdominal e sinal de Piparotte positivo. Em relação à ascite que ocorre nesse caso, está INCORRETO afirmar que:

A
A paracentese, além de confirmar a presença da ascite, é a grande arma para diagnosticar a causa básica do derrame peritoneal.
B
A probabilidade de peritonite bacteriana espontânea aumenta quando a dosagem de proteína do líquido ascítico for maior que 1,0g/dL.
C
O gradiente soro-ascite da albumina > 1, 1g/dL sugere hipertensão portal.
D
O principal mecanismo de formação da ascite é a retenção de sódio e água pelos rins, associado à hipoalbuminemia e à hipertensão portal.
E
O início insidioso da ascite, sem fatores precipitantes, indica pior prognóstico.
É internado um homem de 48 anos para investigação diagnóstica de ascite tensa, sendo realizada paracentese diagnóstica. A análise do líquido ascítico mostra pH = 8,0, glicose = 80 mg/dl, proteínas = 3,5 g/dl e albumina = 2,3 g/dl. A dosagem da albumina sérica é de 3,8 g/dl. Frente a estes achados, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente de 28 anos, portador de úlcera duodenal estenosante, com vômitos pós-alimentares não biliosos tardios, apresenta-se desidratado e com alterações do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico. Estas alterações caracterizam-se por:
A infecção microbiana da superfície endotelial do coração resulta em síndrome da endocardite infecciosa. Com muita frequência, nos usuários de drogas injetáveis, a valva tricúspide é acometida. Nesta situação, qual o agente infeccioso mais comumente isolado?
A associação de anidrose + ptose palpebral + miose + enoftalmia caracterizam a Sindrome (X) e está relacionada com (Y). Quais palavras completam corretamente?
Compartilhar