Paciente de 6 anos, do sexo masculino, chega à Urgência por ter apresentado crise-convulsiva tônico-generalizada. No exame físico, ao realizar a inspeção, percebem-se lesões de impetigo nos membros inferiores, com algumas em fase de cicatrização; palidez cutâneo-mucosa (++/++++) e que o mesmo encontra-se sonolento, porém bastante irritado quando manuseado. Qual a atitude prioritária que se deve realizar neste momento?
A
Solicitar coleta de LCR de imediato.
B
Avaliar temperatura corpora.
C
Aferir pressão arterial.
D
Avaliar glicemia e ionograma.
Outras questões
Primigesta, 15 anos de idade, com 35 semanas de gravidez, procura a maternidade com cefaleia, escolomas e pressão arterial de 150x100 mmHg. A melhor conduta, nesse caso é:
Paciente, 4 meses de idade é levado à consulta com história de diarreia de 2 dias, com uma média de 5 evacuações/dia e vômitos associados, e febre de 38,9°C. Ao exame físico, sinais de desidratação de 2º grau. O agente etiológico mais provável, nesse caso é:
Você atende um escolar de 7 anos com história de 10 dias de tosse inicialmente seca, que progride para tosse em acessos com expectoração esbranquiçada. É acompanhada, ainda, de febre persistente, anorexia e astenia nos últimos 4 dias. No primeiro dia de febre, por conta própria, a genitora iniciou amoxacilina em doses habituais. Como a febre e tosse persistiram, a mãe resolveu procurar atenção médica. É uma criança previamente hígida, sem antecedentes pessoais dignos de nota. Tem um irmão que apresentou quadro semelhante há 1 mês. Ao exame, estado geral regular, discretamente dispneico, febril, hidratado, acianótico, ausculta cardíaca normal, respiratória com MV diminuído em 1/3 inferior direito com estertores finos, tiragem intercostal discreta e FR = 32 ipm. Ainda há discreto exantema macular em tronco. Qual a conduta correta para esse caso?
A Icterícia Neonatal está presente de maneira frequente, no período neonatal. Assinale a alternativa INCORRETA.