Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Paciente de 6 meses deu entrada no hospital com quadro de broncopneumonia, sendo que este era o 3º episódio desde o nascimento. Seu ganho ponderal era inadequado e sua mãe relatava que ele cansava durante as mamadas. A criança estava taquipneica, taquicárdica, pulsos finos e apresentava sopro sistólico na ausculta cardíaca. O diagnóstico provável para a criança é:

A
tetralogia de Fallot
B
comunicação interventricular
C
transposição de grandes vasos
D
coartação da aorta
Em relação a otite média aguda (CMA) na infância, o aspecto da membrana timpânica ao exame atoscópico que traduz maior sensibilidade e especificidade para o diagnóstico é:
Um menino de 7 anos recebe no pronto-socorro um diagnóstico de sinovite transitória de quadril. A anamnese, com as queixas clínicas relatadas, deve incluir os seguintes itens, EXCETO:
A melhor conduta para a mulher de 45 anos com diagnóstico de hiperplasia ductal atípica realizada por core biopsy estereotoráxica de uma lesão de microcalcificações agrupadas em 0,5 cm², tipo BI-RADS 4C, na sua opinião é:
O aumento da população idosa é um fenômeno que vem ocorrendo também nos países em desenvolvimento. Uma vez que essa população frequentemente necessita de várias medicações para o tratamento das doenças crônico-degenerativas, há grande preocupação médica com os riscos de interações entre medicamentos e nutrientes em indivíduos idosos. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Compartilhar