Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente de 60 anos HAS há 10 anos, em tratamento regular com Propranolol 80mg/dia e Hidroclorotiazida 25mg/dia. Não é diabética e os outros fatores de risco para doença cardiovascular estão controlados. Seu exame físico é normal, sua FC é de 96 bat/min e vem consistentemente apresentando medidas de PA em torno de 160/100 mmHg, a melhor conduta em relação aos seus medicamentos é:

A
Associar um terceiro fármaco.
B
Aumentar a dose do tiazídico.
C
Trocar o beta bloqueador por outra classe de antihipertensivo.
D
Insistir com dieta sem sal e perda de peso.
E
Aumentar a dose do propranolol.
Em relação ao agente químico que pode induzir ao suicídio, assinale a alternativa CORRETA:
Lactente de 7 meses vem à Unidade de Saúde para consulta de puericultura, e o médico observa que o bebê não rola nem senta sem apoio, além de apresentar palidez palmoplantar. Sua alimentação consta de mamadeiras de mingau de leite de vaca com amido de milho e açúcar e papa de frutas. O desmame completo ocorreu no primeiro mês de vida. A mãe não relata doenças prévias. O bebê pesa 8 kg e mede 64 cm. Que condição está causando esse quadro clínico?
Homem, 27 anos de idade, cursando com dor de garganta, febre com 38,5°C e tosse com expectoração há cinco dias. Ao exame físico, apresenta hiperemia de mucosas e exsudato amarelado. Não há assimetria de palato, nem desvio mediano de pilares amigdalianos. Notam-se linfadenopatias submaxilares e cervicais dolorosas. Entre os critérios clínicos usualmente empregados para definir possível faringite bacteriana no caso, não se inclui:
Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, diabética, em uso de hipoglicemiante oral, portadora de apneia do sono grave, vinha em acompanhamento endocrinológico por dois anos, com perda ponderal de 10 kg no primeiro ano e recuperação do peso, apesar de medidas dietéticas e farmacológicas. Ao exame físico, paciente com peso de 84 kg e altura de 1,50 m. Cintura de 112 cm, quadril de 106 cm. Em relação a esse caso, é CORRETO afirmar:
Compartilhar