Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Hepatologia

Paciente de 60 anos, portador de cirrose hepática (Child B) foi encaminhado ao ambulatório de Cirurgia Geral para tratamento de uma hérnia umbilical, que no momento lhe está causando dor. Este paciente faz uso de espironolactona 25mg/dia para o tratamento de ascite. Ao exame notamos um anel herniário de cerca de 4cm, com um conteúdo encarcerado e uma pequena úlcera na pele. Dentre as condutas abaixo relacionadas, qual a mais apropriada para o caso?

A
Conduta clínica – sem cirurgia.
B
Cirurgia imediatamente.
C
Inscrição do paciente na lista de transplante e correção da hérnia no momento do transplante.
D
Colocação de TIPS.
Sobre a torção testicular, é correto afirmar que:
Um recém-nascido a termo, com 6 dias de vida é trazido à emergência por "amarelão". O bebê mama ao seio, chora apenas quando tem fome ou desconforto e evacua fezes semi-líquidas amarelas 5 vezes/dia. O exame físico é normal, exceto por icterícia generalizada. O plantonista solicita hemograma e bilirrubinas e recebe os seguintes resultados: bilirrubina total = 10mg%, bilirrubina direta = 0,9mg%; hemograma normal. Qual a hipótese mais provável e a conduta mais adequada respectivamente?
Menino, 11a, portador de deficiência idiopática de hormônio de crescimento (GH) em uso deste medicamento há 8 meses. Refere dor em joelho esquerdo e leve claudicação, sem febre. Exame físico: ausência de sinais flogísticos articulares, com dor à abdução do quadril à esquerda. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
O aneurisma da aorta abdominal pode representar uma gravíssima urgência. Assinale a alternativa CORRETA sobre essa condição.
Compartilhar