Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 62 anos apresenta emagrecimento e epigastralgia. A Endoscopia Digestiva Alta demonstrou tumoração em fundo gástrico de aspecto neoplásico, a qual foi à biópsiada. Assinale a alternativa correta.

A
Confirmada a hipótese de adenocarcicoma, deve-se solicitar CEA, CA 19.9 e CA 72.4, uma vez que a associação destes 3 marcadores tumorais oferece maior sensibilidade e especificidade do que a dosagem isolada de CEA.
B
Não há possibilidade de tratamento curativo por ressecção local do adenocarcinoma gástrico.
C
A ressecção dos linfonodos do 1º grupo (D1) é suficiente para o tratamento do adenocarcinoma gástrico, pois não há evidencias de que a dissecção D2 ofereça maior sobrevida.
D
Devido à localização do tumor, confirmando-se adenocarcinoma, devemos realizar gastrectomia total com esplenectomia e pancreatectomia caudal.
E
A Ecoendoscopia pode contribuir no estadiamento do adenocarcicoma gástrico.
Considere a situação onde você seja um gestor de saúde e esteja planejando ações estratégicas de prevenção e promoção de saúde em sua comunidade. É necessário saber a prevalência dos principais fatores nocivos à saúde. Dentre os fatores nocivos a saúde abaixo, assinale o mais prevalente em grandes cidades do Brasil:
Em atividades de rotina, você e sua equipe concluem o diagnóstico de tuberculose pulmonar em um casal recém-ingresso em um domicílio de sua área de referência. Trata-se dos pais de um recém-nascido. Você inicia o tratamento com tuberculostáticos e paralelamente avaliam os contatos. Em relação à criança, a conduta indicada será:
Ao chegar em uma unidade básica de saúde do Município de Fortaleza para assumir a sua nova função de residente, você toma conhecimento que terá de acompanhar alguns casos de hanseníase que estão em tratamento para estados reacionais. Em relação a essas reações imunológicas na hanseníase, pode-se afirmar que:
A angina de Prinzmetal caracteriza-se:
Compartilhar