Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 62 anos apresenta emagrecimento e epigastralgia. A Endoscopia Digestiva Alta demonstrou tumoração em fundo gástrico de aspecto neoplásico, a qual foi à biópsiada. Assinale a alternativa correta.

A
Confirmada a hipótese de adenocarcicoma, deve-se solicitar CEA, CA 19.9 e CA 72.4, uma vez que a associação destes 3 marcadores tumorais oferece maior sensibilidade e especificidade do que a dosagem isolada de CEA.
B
Não há possibilidade de tratamento curativo por ressecção local do adenocarcinoma gástrico.
C
A ressecção dos linfonodos do 1º grupo (D1) é suficiente para o tratamento do adenocarcinoma gástrico, pois não há evidencias de que a dissecção D2 ofereça maior sobrevida.
D
Devido à localização do tumor, confirmando-se adenocarcinoma, devemos realizar gastrectomia total com esplenectomia e pancreatectomia caudal.
E
A Ecoendoscopia pode contribuir no estadiamento do adenocarcicoma gástrico.
Homem, 45 anos de idade, portador de cálculos na vesícula biliar e dilatação do colédoco, diagnosticados aos exames de imagem, será submetido à colecistectomia videolaparoscópica com colangiografia transoperatória. Em relação à antibioticoprofilaxia neste caso, é CORRETO afirmar que:
As infecções de vias aéreas superiores (IVAS) constituem um dos principais problemas de saúde na criança, particularmente naquelas menores de 5 anos de idade. Assinale a alternativa INCORRETA com relação às IVAS:
O escore utilizado para se avaliar o grau de dependência nicotínica de uma pessoa tabagista se chama:
Vinícius, 65 anos, obeso, tabagista, portador de hérnia inguinal Nyhus tipo IVA, foi submetido a correção cirúrgica pela técnica de Lichtenstein com raque anestesia e opioide para analgesia. A cirurgia foi bastante trabalhosa devido dificuldades técnicas. No pós-operatório não conseguiu urinar, apresentando bexigona, sendo necessário sondagem de alívio. Qual a provável etiologia desta retenção urinária:
Compartilhar