Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 62 anos apresenta emagrecimento e epigastralgia. A Endoscopia Digestiva Alta demonstrou tumoração em fundo gástrico de aspecto neoplásico, a qual foi à biópsiada. Assinale a alternativa correta.

A
Confirmada a hipótese de adenocarcicoma, deve-se solicitar CEA, CA 19.9 e CA 72.4, uma vez que a associação destes 3 marcadores tumorais oferece maior sensibilidade e especificidade do que a dosagem isolada de CEA.
B
Não há possibilidade de tratamento curativo por ressecção local do adenocarcinoma gástrico.
C
A ressecção dos linfonodos do 1º grupo (D1) é suficiente para o tratamento do adenocarcinoma gástrico, pois não há evidencias de que a dissecção D2 ofereça maior sobrevida.
D
Devido à localização do tumor, confirmando-se adenocarcinoma, devemos realizar gastrectomia total com esplenectomia e pancreatectomia caudal.
E
A Ecoendoscopia pode contribuir no estadiamento do adenocarcicoma gástrico.
Em relação ao pterígio podemos afirmar:
Em relação ao glaucoma crônico de ângulo aberto, assinale a alternativa CORRETA:
Criança com 2 anos é trazida ao pronto-socorro pela mãe em estado torporoso, sudoreico e com salivação intensa. Mãe informa que o início dos sintomas foi agudo e observou quando retornou do banho já que a criança brincava na cozinha. Ao exame observa-se miose e bradicardia. A conduta mais adequada e provável diagnostico são:
Mãe refere que menor de 8 anos apresenta queixa de massa cervical em linha média que modifica ao colocar a língua para fora e que piora ao apresentar infecção de vias aéreas superiores. Nesse caso, qual o provável diagnóstico?
Compartilhar