Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 62 anos apresenta emagrecimento e epigastralgia. A Endoscopia Digestiva Alta demonstrou tumoração em fundo gástrico de aspecto neoplásico, a qual foi à biópsiada. Assinale a alternativa correta.

A
Confirmada a hipótese de adenocarcicoma, deve-se solicitar CEA, CA 19.9 e CA 72.4, uma vez que a associação destes 3 marcadores tumorais oferece maior sensibilidade e especificidade do que a dosagem isolada de CEA.
B
Não há possibilidade de tratamento curativo por ressecção local do adenocarcinoma gástrico.
C
A ressecção dos linfonodos do 1º grupo (D1) é suficiente para o tratamento do adenocarcinoma gástrico, pois não há evidencias de que a dissecção D2 ofereça maior sobrevida.
D
Devido à localização do tumor, confirmando-se adenocarcinoma, devemos realizar gastrectomia total com esplenectomia e pancreatectomia caudal.
E
A Ecoendoscopia pode contribuir no estadiamento do adenocarcicoma gástrico.
Em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor do lactente, a correlação adequada é
Paciente do sexo masculino, 55 anos, proveniente do interior do Amazonas, procura o ambulatório médico com queixa de "olhos amarelos". Apresenta história de icterícia progressiva com evolução de cerca de 2 meses, associada a mal estar geral, fraqueza e prurido. Refere ter perdido 18 kg no período, já que tinha muitos vômitos e apresentava plenitude pós-prandial quando ingeria sólidos. Queixa, ainda, dor no dorso de moderada intensidade. Ao exame físico apresentava-se ictérico ++++/4, emagrecido, desidratado, com abdome plano, flácido, com massa palpável indolor em HD. Referente ao diagnóstico do caso acima, assinale a alternativa correta:
São diuréticos poupadores de potássio:
Sobre as porfirias, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A porfiria intermitente aguda se caracteriza por episódios intermitentes de manifestações abdominais (dor/náuseas e vômitos) e sintomas neurológicos (fraqueza proximal). ( ) A porfiria intermitente aguda tem como seu principal desencadeador a exposição solar. ( ) O tratamento da porfiria intermitente aguda se baseia nas flebotomias, que devem ser feitas mensalmente. ( ) O uso de cloroquina em baixas doses é efetivo no tratamento da porfiria cutânea tarda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Compartilhar