Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 62 anos, previamente hígido, procurou o pronto socorro por melena. Foi submetido à endoscopia digestiva alta, a qual demonstrou úlcera duodenal com vaso visível, sem sangramento ativo. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao caso apresentado:

A
O risco de sangramento recorrente é elevado.
B
Deve-se manter o uso de inibidores de bomba de prótons ou antagonistas H2 endovenosos em doses elevadas.
C
A presença de vaso visível é indicação de terapia endoscópica.
D
O paciente deve ser hospitalizado
E
Em caso de recorrência do sangramento após terapia endoscópica, pode-se tentar novo tratamento endoscópico.
Considerando-se a pancreatite aguda, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: I - a tripsina sérica é mais específica no diagnóstico da doença do que a lípase, que por sua vez é mais específica que a amilase sérica. II - a colangiografia endoscópica retrógrada está indicada na maioria dos casos de pancreatite aguda. III - a principal complicação que leva ao óbito nesta doença é a formação de pseudocisto. IV - em pacientes chocados, com pressão intra-abdominal aferida em 12 mmHg, a abertura da cavidade abdominal com peritoniostomia é uma alternativa a ser considerada.
Com relação ao Teste de Tolerância Oral à Glicose devemos considerar que:
Os indivíduos com síndrome coronariana aguda (SCA) representam um espectro de pacientes, desde aqueles com angina instável até aqueles com infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST. Com base nisso responda a alternativa incorreta.
Paciente de 30 anos, multípara, com cisto ovariano uniloculado, com diâmetro de 50 mm, cujo laudo ultrassonográfico indica um cisto funcional, deverá ser:
Compartilhar