Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hepatologia

Paciente de 63 anos apresenta quadro de icterícia progressiva há 2 meses e emagrecimento de 8 quilos no período. Ao exame apresenta icterícia de +++/4 e vesícula biliar palpável e indolor em hipocôndrio direito. Quanto a melhor explicação para esse quadro clínico, assinale a alternativa correta.

Considerando a hipertensão porta, a classificação de Child modificada utiliza parâmetros clínicos e laboratoriais para avaliar a reserva funcional hepática. Não faz parte da classificação Child C o paciente que apresenta:
Uma criança do sexo feminino, com dois anos de idade, primogênita, gerada em apresentação pélvica e nascida de parto cesária, é trazida à consulta com história de retardo da marcha e claudicação às custas do membro inferior esquerdo. Ao exame físico, apresenta sinal de Hart positivo. O diagnóstico provável, neste caso, é:
Em relação à prova tuberculínica cutânea (PPD) é correto afirmar:
Leia atenciosamente o caso abaixo para responder a questão: Ana Lúcia, 36 anos, casada, procurou seu médico de família com queixa de humor deprimido, perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas, fatigabilidade, ideias de culpa, inutilidade. Quando questionada sobre o futuro, referiu extremo pessimismo, pois não se julgava apta a continuar lecionando Literatura (seu ofício há 12 anos) e, por isso, nutria excessiva culpa. Relatou também alteração do sono e perda do apetite. Ana Lúcia refere episódio depressivo anterior aos 18 anos. Seu pai apresenta história de transtorno bipolar e sua mãe transtorno de ansiedade generalizada. Baseando-se em seus conhecimentos e no caso acima, assinale a alternativa ERRADA:
Compartilhar