Em relação ao tratamento cirúrgico da tireotoxicose é CORRETO afirmar que:
A
Tireoidectomia subtotal, deixando somente cerca de 6g de tecido tireoidiano é o tratamento de escolha, com 100% de hipotireoidismo pós-operatorio
B
Complicações com lesão do nervo laringeo recorrente e hipoparatireoidismo raramente ocorrem
C
Tireoidectomia total atualmente tem sido o metodo de escolha com 100% de controle da doença em periodos de até 12 anos de estudo
D
Nao há indicação para tireoidectomia total.
E
Nao há necessidade de preparo pré-operatório com betabloqueador e lugol em pacientes que vão à cirurgia
Outras questões
Pacientes com criptorquidia devem ser submetidos a tratamento cirúrgico:
Um paciente portador de anemia falciforme é internado com febre, taquipneia, dor torácica intensa e radiografia de tórax com infiltrado heterogêneo. Evolui, 24 horas depois, com piora do quadro clínico e hipoxemia severa. Qual o provável diagnóstico e qual a conduta mais adequada, nesse caso?
Um paciente do sexo masculino, 25 anos, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar, bilateral, com irradiação para raiz das coxas, de início há quatro meses. Refere que acorda durante a noite pela dor e, quando caminha, a dor melhora. Qual a principal hipótese diagnóstica para esse caso?
Uma paciente de 30 anos apresenta descarga mamilar unilateral e uniductal. Teve seu último parto há três anos e está em uso de DIU (dispositivo intrauterino). Ausência de lesão palpável. Foi realizada coleta de secreção por compressão e confeccionados esfregaços citopatológicos para avaliação diagnóstica. Os esfregaços mostravam grande número de células espumosas (foamy cells), ausência de hemácias e poucas células ductais isoladas ou em pequenos agrupamentos e algumas células bipolares (mioepiteliais), com boa coesão, núcleos uniformes e sem atipias. Nesse caso, qual o diagnóstico mais provável?