Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Paciente de 63 anos, sexo feminino, em acompanhamento irregular por diabetes mellitus tipo 2, comparece ao ambulatório de Clínica Médica com queixa de visão dupla e cefaleia iniciadas há alguns dias. Ao exame físico, o olho direito está normal, mas o esquerdo apresenta perda de movimentos com desvio lateral e ptose palpebral; as pupilas estão simétricas e fotorreagentes. Não há outras alterações no exame neurológico. Qual o diagnóstico mais provável para esta paciente?

A
Neuropatia facial central
B
Neuropatia facial periférica
C
Neuropatia trigeminal
D
Neuropatia oculomotora
E
Neuropatia óptica
Homem, 28a, procura pronto socorro com dor intensa no pênis e ereção prolongada há cerca de 4 horas. Antecedente pessoal: anemia falciforme. A conduta é:
Homem de 60 anos apresenta claudicação em membro inferior direito para andar 50 metros. Há 1 mês, sofreu trauma em hálux direito que desencadeou ferida que ainda não cicatrizou. AP: tabagista, HAS e DM tipo II. EF: do membro inferior direito: presença de pulsos palpáveis (4+/4) até região de poplítea, sem pulsos distais. Além dos cuidados locais com a ferida, a conduta mais adequada deve ser
Considerando um paciente de vinte e oito anos de idade que apresente cólica renal aguda decorrente de litíase renal, julgue o item a seguir. O componente mais frequente de cálculo renal é o ácido úrico.
Considerando o tratamento de rinossinusite crônica, qual das alternativas abaixo NÃO representa uma alternativa aceitável?
Compartilhar