Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Paciente de 63 anos, sexo feminino, em acompanhamento irregular por diabetes mellitus tipo 2, comparece ao ambulatório de Clínica Médica com queixa de visão dupla e cefaleia iniciadas há alguns dias. Ao exame físico, o olho direito está normal, mas o esquerdo apresenta perda de movimentos com desvio lateral e ptose palpebral; as pupilas estão simétricas e fotorreagentes. Não há outras alterações no exame neurológico. Qual o diagnóstico mais provável para esta paciente?

A
Neuropatia facial central
B
Neuropatia facial periférica
C
Neuropatia trigeminal
D
Neuropatia oculomotora
E
Neuropatia óptica
Adulto jovem, previamente hígido, acordou com indisposição e, à tarde, passou a apresentar febre de 39° C e calafrios, obtendo alívio com antipirético. Na manhã seguinte, queixava-se de dor de intensidade crescente na face lateral do hemitórax direito com alívio parcial com o uso de analgésicos, além de dificuldade respiratória atribuída á dor. À noite, procurou serviço de emergência com febre alta, dor pleurítica intensa á direita e dispneia. Os sinais vitais mostraram frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial de 90/60 mmHg. Foi diagnosticada extensa pneumonia no pulmão direito. Qual o agente etiológico mais provável para este quadro?
Com relação à crise convulsiva febril, podemos afirmar:
A forma precoce da síndrome de Dumping geralmente ocorre _____ após a ingestão de uma refeição e é acompanhada por sintomas gastrointestinais e _____. Ele é mais comum após gastrectomia _____ com a reconstrução _____. Identifique a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, as lacunas acima:
Homem será submetido a uma cirurgia de língua por câncer (Glossectomia), o que impedirá de deglutir por 1 mês. Qual via de acesso para suporte nutricional deve ser usada nesse contexto?
Compartilhar