Paciente de 63 anos, sexo feminino, em acompanhamento irregular por diabetes mellitus tipo 2, comparece ao ambulatório de Clínica Médica com queixa de visão dupla e cefaleia iniciadas há alguns dias. Ao exame físico, o olho direito está normal, mas o esquerdo apresenta perda de movimentos com desvio lateral e ptose palpebral; as pupilas estão simétricas e fotorreagentes. Não há outras alterações no exame neurológico. Qual o diagnóstico mais provável para esta paciente?
A
Neuropatia facial central
B
Neuropatia facial periférica
C
Neuropatia trigeminal
D
Neuropatia oculomotora
E
Neuropatia óptica
Outras questões
Adulto jovem, previamente hígido, acordou com indisposição e, à tarde, passou a apresentar febre de 39° C e calafrios, obtendo alívio com antipirético. Na manhã seguinte, queixava-se de dor de intensidade crescente na face lateral do hemitórax direito com alívio parcial com o uso de analgésicos, além de dificuldade respiratória atribuída á dor. À noite, procurou serviço de emergência com febre alta, dor pleurítica intensa á direita e dispneia. Os sinais vitais mostraram frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial de 90/60 mmHg. Foi diagnosticada extensa pneumonia no pulmão direito. Qual o agente etiológico mais provável para este quadro?
Com relação à crise convulsiva febril, podemos afirmar:
A forma precoce da síndrome de Dumping geralmente ocorre _____ após a ingestão de uma refeição e é acompanhada por sintomas gastrointestinais e _____. Ele é mais comum após gastrectomia _____ com a reconstrução _____. Identifique a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, as lacunas acima:
Homem será submetido a uma cirurgia de língua por câncer (Glossectomia), o que impedirá de deglutir por 1 mês. Qual via de acesso para suporte nutricional deve ser usada nesse contexto?