Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Paciente de 63 anos, sexo feminino, em acompanhamento irregular por diabetes mellitus tipo 2, comparece ao ambulatório de Clínica Médica com queixa de visão dupla e cefaleia iniciadas há alguns dias. Ao exame físico, o olho direito está normal, mas o esquerdo apresenta perda de movimentos com desvio lateral e ptose palpebral; as pupilas estão simétricas e fotorreagentes. Não há outras alterações no exame neurológico. Qual o diagnóstico mais provável para esta paciente?

A
Neuropatia facial central
B
Neuropatia facial periférica
C
Neuropatia trigeminal
D
Neuropatia oculomotora
E
Neuropatia óptica
Para o diagnóstico de otite média secretora (OMS), os elementos que melhor a caracterizam, em geral, são:
Paciente de 48 anos, casada, 2 filhos adolescentes vivos, agenda consulta com ginecologista em virtude de amenorreia que faz 8 meses. Assintomática, realizou recentemente check-up ginecológico e mamário que estavam normais. Não tem fatores de risco para tromboembolismo ou câncer. Qual a proposta para essa paciente?
A síndrome paraneoplásica é uma condição frequente no carcinoma de pulmão. Dentre as situações apresentadas abaixo a que não pode ser associada a ela é:
Como proceder em relação à vacinação de uma criança de 6 meses de idade recém-adotada, que apresenta cicatriz vacinal no deltoide direito, mas cuja mãe adotiva afirma não dispor de seu cartão de vacina e desconhecer sua situação vacinal?
Compartilhar