Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente de 64 anos, portadora de DM2 há 6 anos, hipertensa em uso de captopril 50 mg (1 comprimido ao dia) e metformina 850 mg (3 comprimidos ao dia), deu entrada na Emergência com quadro de febre, lombalgia e diurese diminuída. Submetida a exames: creatina 1,6 mg/dl, ureia - 85 mg/dl, depuração de creatina - 30 ml/min, EAS - nitrito positivo, piúria maciça, leucocitose - 18000 com 10 bastões e 75 segmentados, glicemia - 230 mg/dl. A melhor conduta é:

A
suspender metformina, iniciar antibioticoterapia, hidratação e esquema de insulina de ação rápida ou ultrarrápida, conforme HGT.
B
manter metformina, iniciar antibioticoterapia, hidratação e esquema de insulina de ação rápida ou ultrarrápida, conforme HGT.
C
suspender metformina, urinocultura, hidratação e esquema de insulina de ação rápida ou ultrarrápida, conforme HGT.
D
suspender metformina, iniciar antibioticoterapia, hidratação, iniciar insulina de ação prolongada e esquema de insulina de ação rápida ou ultrarrápida, conforme HGT.
RN a termo, com peso 2500g é trazido ao médico com 20 dias de vida por choro à manipulação desde o 4º dia de vida. Sua mãe não fez o pré-natal. Ao exame físico, estava em regular estado geral, com palidez cutâneo-mucosa, fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito e baço palpável a 2,5cm do rebordo costal esquerdo. Rx de ossos longos revela lesões periostais no úmero bilateralmente. O diagnóstico mais provável é:
Jovem de 15 anos, hígida, com ciclos menstruais regulares (com duração de 7 dias em intervalos de 28 a 30 dias), veio à consulta por dismenorreia. Informou que ainda era virgem e que a menarca havia ocorrido aos 12 anos. A dor, que iniciara há 1 ano, 20 meses após a menarca, caracterizava-se por ser constante desde o primeiro sinal do fluxo até o último dia da menstruação. Ao exame clínico, não foram constatadas anormalidades e o hímen estava íntegro. Diante deste quadro, assinalar a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
A respeito dos colangiocarcinomas, é correto afirmar que:
Compartilhar