Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Pneumologia

Paciente de 65 anos, 70 kg, internado há 24 horas com o diagnóstico de pancreatite aguda, apresentou um quadro de insuficiência respiratória aguda de rápida evolução, com hipoxemia não-responsiva à suplementação de oxigênio. Evoluiu com necessidade de intubação orotraqueal e foi encaminhado à UTI. Chegou hipotenso (PA = 80/40 mmHg), taquicárdico, cianótico. Radiografia de tórax com infiltrados alveolares difusos nos quatro quadrantes pulmonares. Presença de secreção rósea pela cânula orotraqueal. O paciente foi colocado em ventilação mecânica (VM) com os seguintes parâmetros: modo assistido-controlado a volume, volume corrente de 560 ml, fluxo inspiratório de 60 L/min, frequência respiratória de 20/min, FiO2 de 100%, PEEP de 8 cmH2O. Gasometria após início da VM mostrava: pH = 7,32, PaO2 = 150 mmHg, SaO2 = 92%, PaCO2 = 35 mmHg, Bic = 16,7. Foi realizada a inserção de um cateter de artéria pulmonar que demonstrou uma pressão da artéria pulmonar ocluída (PAPO) de 14 mmHg e uma pressão venosa central (PVC) de 12 mmHg. Com base nesse quadro, assinale a alternativa correta.

A
O quadro clínico do paciente é de uma síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), secundária à pancreatite.
B
Apesar da forte suspeita de uma síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), não existem critérios suficientes para suportar o diagnóstico nesse caso.
C
A principal suspeita clínica é de tromboembolismo pulmonar maciço.
D
O paciente apresenta um quadro de broncopneumonia e choque séptico.
E
O diagnóstico mais provável para esse paciente é de um edema agudo pulmonar cardiogênico, devido à alta pressão do átrio esquerdo e à presença de secreção rósea no aspirado traqueal.
A mola completa caracteriza-se por:
Na distócia de ombro deve-se fazer:
Escolar do sexo masculino apresenta quadro de febre e dor abdominal há 24 horas. Ao exame físico: dor intensa em fossa ilíaca direta, com sinal de Blumberg (+). Fez leucograma e ultrassonografia abdominal que foram normais. Qual a conduta mais adequada para esse caso?
Gestante de 6 semanas realizou exames de rotina pré-natal, sendo detectado na sorologia para toxoplasmose quadro laboratorial compatível com infecção aguda. A melhor conduta será:
Compartilhar