Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente de 65 anos com queixa de dor tipo cólica em hipocôndrio direito e disepsia procura serviço médico, sendo solicitada ultrassonografia de andar superior do abdômen cujo achado foi de um pólipo de 5 mm na vesícula biliar. Qual deve ser a conduta?

A
Deve ser realizado a colecistectomia porque ele é sintomático.
B
Deve ser realizado a colecistectomia pelo risco de câncer.
C
Deve ser realizado a colecistectomia porque ela tem mais de 60 anos e tem maior risco de câncer.
D
Só deve ser realizado a colecistectomia se o pólipo for > que 10 mm.
Um médico de uma unidade básica de saúde foi chamado pela direção de uma escola de ensino fundamental para avaliar algumas crianças que se apresentavam com os olhos vermelhos. A professora do 3° ano está preocupada com o número crescente de alunos que têm se queixado de dor, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e dificuldade de olhar para ambientes claros. Dos 43 alunos da turma dessa professora, 10 já apresentaram as queixas. Ao examinar as crianças, chama atenção do médico a presença de triquíase com cicatriz na conjuntiva tarsal, hiperemia conjuntival importante e pouca secreção purulenta. Além da orientação sobre medidas de higiene e modo de transmissão do agente etiológico, a conduta nesse caso é:
Em relação à rinossinusite aguda, assinale a afirmativa correta.
Em relação à invaginação intestinal, considere as seguintes afirmativas: I. O divertículo de Meckel é reconhecido como causa frequente. II. A tríade clássica de dor, tumor e sangramento está presente na maioria dos casos. III. Nas invaginações íleo-ileais, a eliminação de sangue é mais intensa. Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s):
Um homem com 70 anos de idade, hipertenso, foi atendido em uma Unidade de Emergência com quadro de bexigoma e infecção urinária, quando foi feita a passagem de sonda vesical de demora e iniciada antibioticoterapia. Após remissão completa do quadro infeccioso, o paciente foi internado no serviço de urologia de um hospital universitário para realização de ressecção transuretral de próstata. Ao ser submetido à avaliação pré-anestésica, informa, na anamnese, ser portador de marca-passo cardíaco, mas não sabe identificar o modelo e nem possui o cartão de usuário de marca-passo. O paciente informa ainda fazer uso regular de ácido acetilsalicílico (100 mg/dia). Com base nessas informações, qual deve ser a conduta subsequente da equipe médica assistente, anestesista e cirurgião, tendo em vista a realização de uma cirurgia segura?
Compartilhar