Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente de 65 anos com início há duas horas de dor retrosternal tipo opressiva com irradiação para mandíbula e dorso, chega ao hospital ainda com dor. Você monitora, instala oxigênio, providencia um acesso venoso e verifica dados vitais. Para continuar o atendimento do paciente acima qual a conduta que deverá ser tomada a seguir?

A
Iniciar estatina.
B
Iniciar inibidor da enzima de conversão de angiotensina.
C
Iniciar bloqueador dos canais de cálcio.
D
Providenciar eletrocardiograma, marcadores de necrose miocárdica e no máximo em 10 minutos radiografia de tórax.
E
Fazer história e exame físico detalhados para a seguir iniciar terapia medicamentosa.
Uma menina de 6 meses de idade chega ao pronto-socorro com história de febre há 2 dias, irritabilidade e anorexia, sem outros sintomas. O exame físico revelou: regular estado geral, discreta palidez cutaneomucosa e temperatura axilar de 38ºC, sem outras alterações. O hemograma revelou 19.500 leucócitos/mm³, com 20% de bastonetes e 70% de segmentados e a urina tipo I, colhida por sondagem vesical, revelou 230.000 leucócitos/mm³. Em relação a esse caso, pode-se afirmar que:
Um homem com 64 anos de idade deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento, queixando-se de dor na panturrilha direita há uma hora. Refere que há mais de 2 meses, ao caminhar ou subir escada, tem sintomas parecidos, mas que eles desaparecem espontaneamente após cerca de 5 minutos de repouso. Relata antecedente de hipertensão arterial, disfunção erétil e diabetes melito. Informa que está sendo tratado com amiodipina, sildenafila e metformina. Conta ainda que foi fumante por 30 anos e que parou de fumar há 3 anos. Ao exame físico, apresenta índice de massa corporal = 35 kg/m², pulso regular, frequência cardíaca = 90 bpm; pressão arterial = 150 x 80 mmHg. Apresenta membros inferiores com rarefação de pelos abaixo do joelho. Não se observam palidez, ulcerações e gangrena. Ao exame dos pulsos, constata-se o seguinte: os femorais estão presentes, os popliteos não são palpáveis, os tibiais posteriores e pediosos estão diminuindo no membro inferior direito. Com base nas informações apresentadas, a lesão esperada para o paciente é
Paciente de 75 anos, sexo masculino, procurou serviço médico por estar apresentando uma discreta fraqueza há 6 meses, sem outras queixas. No exame físico, apresentava-se descorado +/4+, fígado palpável a 3 cm do RCD e baço palpável a 13 cm do RCE sem outros achados. Exames laboratoriais: Hemograma com Hb 10,0 g/dl HT=30% VCM=87 u³. Leucócitos de 3.000-0-0-3-60-2-0-33-2, Plaquetas 550.000/mm³. Função Renal e Hepática normal. Ácido Úrico=11,0. Endoscopia Digestiva Alta dentro da normalidade. USG de Abdômem presença de esplenomegalia maciça. Mielograma com medula hipocelular com dificuldade na punção. Biópsia de medula óssea: hipercelular, com proliferação megacariocítica, com fibras reticulínicas. Estudo citogenético-ausência de translocação 9;22. O quadro clínico acima sugere Mielofibrose Idiopática. Qual das assertivas abaixo auxiliaria no diagnóstico?
Com relação ao tratamento da artrite reumatoide, é correto afirmar que:
Compartilhar