Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente de 65 anos com queixa de dor tipo cólica em hipocôndrio direito e disepsia procura serviço médico, sendo solicitada ultrassonografia de andar superior do abdômen cujo achado foi de um pólipo de 5 mm na vesícula biliar. Qual deve ser a conduta?

A
Deve ser realizado a colecistectomia porque ele é sintomático.
B
Deve ser realizado a colecistectomia pelo risco de câncer.
C
Deve ser realizado a colecistectomia porque ela tem mais de 60 anos e tem maior risco de câncer.
D
Só deve ser realizado a colecistectomia se o pólipo for > que 10 mm.
Qual a lesão maligna mais comum que acomete a laringe?
Rosa parecia cada vez pior, a morte do seu filho Mateus foi desoladora. Apesar de estar tentando cuidar melhor das crianças, a cada ida ao posto, sua tristeza fica mais aparente. Em uma das vezes que trouxe Ronaldinho, Rosa não aguenta e começa a chorar. Dr. Armando então, percebe que é hora de avaliar melhor a situação. Ao longo da conversa, Rosa explicita suas dificuldades e confessa: "Antes de ontem, comprei um pouco de chumbinho (veneno de rato, altamente tóxico). Mandei os meninos para casa da vizinha e já olhei um lugar mais afastado, perto do açude para que ninguém me visse. Doutor, eu moro só com os meninos [...] não existe ninguém por mim [...] Não vejo a hora disso acabar [...]". Baseado no relato acima, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e conduta mais adequada:
Um lactente de10 meses de idade senta-se sozinho sem apoio, faz movimentos de pinça com o polegar e o indicador, responde ao som do nome, mas, segundo a mãe, ainda não anda com apoio, apenas fica de pé. A conduta mais adequada é:
Qual o exame padrão-ouro no diagnóstico da nefrolitíase?
Compartilhar