Paciente de 65 anos de idade com indicação para realizar prostatectomia por hiperplasia prostática, tem na história patológica pregressa relato de infarto agudo do miocárdio há 4 meses; no momento encontra-se em uso de clopidogrel e anti-hipertensivo. Qual a conduta a ser tomada?
A
Suspender o antiagregante plaquetário e operar 8 dias após.
B
Operar imediatamente, caso a cintilografia miocárdica com estímulo farmacológico mostre boa perfusão miocárdica.
C
Operar depois de decorridos 6 meses do infarto agudo do miocárdio.
D
Operar depois da normalização da função ventricular residual.
E
Operar imediatamente, caso a avaliação da capacidade funcional (Duke), seja de pelo menos 4 METS.
Outras questões
A causa mais comum da hematúria glomerular é:
Na doença de Pott, o segmento da coluna mais comumente envolvido é:
Homem de 67 anos, tabagista de longa data, passou a apresentar, há menos de 1 ano, hipertensão arterial sistêmica. Na última consulta, há 5 anos, estava normotenso e os exames mostravam dislipidemia. Há poucos meses, começou a fazer uso de estatinas e adotou um programa de exercícios, que vem cumprindo parcialmente. Na investigação atual, o potássio sérico é de 3,5 mEq/L, o EQU está normal e a ultrassonografia abdominal mostra rim esquerdo com 8 cm (polo a polo) e rim direito com 14 cm. Qual a causa mais provável da hipertensão arterial?
A fase inicial do coma de um paciente caracterizou-se por abalos musculares, mordedura da língua, incontinência urinária e respiração laboriosa. Com base nestes achados, qual a hipótese diagnóstica mais provável?