Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 65 anos fez mamografia de rotina que mostra area com microcalcificações e densidade assimétrica no quadrante superior externo direito, classificação BI-RADS-4. Qual o próximo passo propedêutico?

A
USG mamária, se normal acompanhamento de 6 em 6 meses.
B
USG mamária independente do resultado core biópsia por mamografia.
C
USG mamária independente do resultado, estereotaxia.
D
USG mamária, se a imagem for compatível com a mamografia acompanhamento semestral.
E
Este aspecto da imagem é sugestivo de mastite residual e somente acompanhamento anual.
Paciente de 60 anos, obesa, com maus resultados no controle da hipertensão e diabetes no último ano. É uma frequentadora assídua da unidade básica de saúde, geralmente com queixa de dores no corpo, cefaleia e mal-estar. Em sua última consulta, apresentava-se com bom aspecto de higiene, uma aparência entristecida e dizendo que não estava conseguindo fazer suas faxinas por conta das muitas dores que sentia. Sobre sua família, disse estar morando sozinha desde que a filha faleceu com câncer de mama, há 6 meses. O exame clínico era normal, exceto por ainda apresentar elevação da pressão arterial. Com base no caso e nos critérios definidores de depressão, identifique qual a conduta mais adequada:
Um adolescente de 13 anos de idade com dor em região da tíbia esquerda, que se agrava à noite e diminui com o uso de ácido acetilsalicílico, apresenta o exame físico normal. Na radiografia, é observada uma pequena área hipodensa circundada por formação óssea reacional na radiografia. Qual a hipótese diagnóstica?
Sobre o transplante de órgãos abdominais, assinale a alternativa INCORRETA:
Senhor de 40 anos, há 12 horas, relata tremores, náusea, tontura, palpitações e sudorese fria. Negou uso prévio de medicações ou doenças físicas. Relatou uso de álcool e tabaco diariamente, sendo que o último uso foi há 16 horas. Negou uso ou abuso de outras substâncias. Optou-se apenas por hidratar e após 4 horas evoluiu com alucinações visuais, onde relatava estar vendo cobras e aranhas. O diagnóstico mais provável é síndrome de abstinência ao álcool com delirium. No caso, a melhor conduta medicamentosa será:
Compartilhar