Questões na prática

Otorrinolaringologia

Paciente de 65 anos, sexo masculino, lavrador, há 4 meses apresenta lesão nódulo-ulcerada, com crosta hemática, medindo 0,8 cm de diâmetro no lábio inferior. Tabagista (20 cigarros/dia). Sobre esse quadro clínico, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Presença de linfonodomegalia submandibular indica pior prognóstico.
B
Ceratoacantoma é um diagnóstico diferencial.
C
O tratamento do carcinoma espinocelular deve ser baseado no tamanho, na localização e no grau de diferenciação histológica.
D
Nesse caso, o tabagismo e a profissão podem ter contribuído para o aparecimento da lesão.
E
A melhor conduta é curetar a lesão e enviar para exame anatomopatológico.
A imunização após esplenectomia de urgência por traumatismo abdominal em um homem adulto deve ser realizada da seguinte forma:
Um paciente de 72 anos, com hipertensão arterial, insuficiência cardíaca compensada e doença pulmonar obstrutiva crônica moderada, tem agora diagnóstico de empiema pleural na sua fase organizada (crônica) em base do hemitórax anterolateral direito. Foi encaminhado por uma unidade de pronto atendimento para continuidade do tratamento. Neste caso, qual dos procedimentos abaixo deve ser indicado?
Um recém nascido de 7 dias é trazido pela mãe à consulta de caso novo. Ela conta que o pai está com tuberculose “ativa” e que iniciou tratamento há 1 semana. Dormem em um quarto único. O RN nasceu no interior de São Paulo e não tomou nenhuma vacina na maternidade. A medida mais eficaz para protegê-lo da tuberculose é:
Qual das manifestações está relacionada à complicação do sarampo?
Compartilhar