Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente de 65 anos, tabagista (30 cigarros/dia) desde os 20 anos, veio a consulta urológica por hematúria macroscópica assintomática com início há 10 dias. O exame de urina apresentava número elevado de eritrócitos (mais de 100/campo) e ausência de leucócitos no sedimento urinário. A urocultura foi negativa, e os exames de função renal estavam normais. O exame digital da glândula prostática foi normal, e a dosagem do antígeno prostático específico revelou 1ng/ml. A ultrassonografia abdominal demonstrou lesão vegetante de, aproximadamente, 3 cm no trígono vesical. Com base nestes dados, qual a conduta inicial mais adequada?

A
Ressecção endoscópica da lesão.
B
Imunoterapia com onco-BCG.
C
Cistectomia parcial.
D
Radioterapia.
E
Cistectomia radical.
Para o dono de um bar suburbano, a saúde estava sempre em segundo plano. Ele ficava de pé por horas, estava acima do peso ideal e era constipado crônico. Em um domingo, suas hemorroidas internas causaram-lhe inabitual incômodo e algo constrangedor. Ele foi à clínica perto de sua casa. O chefe do plantão escreveu na papeleta que se tratava de um caso em grau ll, o que denota a (s) seguinte (s) característica (s) para os vasos hemorroidários:
A complicação mais frequente de pneumonia por Estreptococos é:
Em 2008, o Ministério da Saúde realizou a maior campanha de vacinação do mundo: o objetivo foi de vacinar cerca de 70 milhões de pessoas. Quanto à vacinação contra rubéola, podemos afirmar:
Criança, com 15 meses de idade, foi à Unidade Básica de Saúde para receber as vacinas do Programa Nacional de Imunização. A mãe da criança perguntou se ele podia tomar todas as vacinas, porque seu filho mais velho, de 10 anos de idade, encontra-se em tratamento quimioterápico para leucose aguda. Qual a conduta recomendada?
Compartilhar