Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 66 anos, feminino, sem alterações cardiovasculares importantes, hipocorada, com hemorragia digestiva alta por duas vezes em passado recente. Apresenta no momento, à endoscopia, úlcera duodenal sem sangramento, tamponada por coágulo. Refere três episódios de melena. Há dois dias sem dor epigástrica, nem vômitos. A conduta mais adequada é:

A
Tratar com inibidor de Bomba de Próton (IBP) 30 dias e devido a idade contraindica-se cirurgia
B
Tratamento clínico até estabilização para encaminhar para cirurgia
C
Tratar clinicamente com IBP e, caso novo episódio de hemorragia digestiva intratável, indicar cirurgia
D
Indicar cirurgia de urgência após reposição volêmica
E
Utilizar antiácidos, contraindicando abordagem cirúrgica
Sobre a avaliação pré-anestésica, é correto afirmar:
Você é chamado à UTI para avaliar uma paciente feminina, de 58 anos, internada por quadro de cetoacidose diabética após perda de 80% da massa pancreática por quadro prévio de pancreatite necro-hemorrágica. No momento, a paciente apresenta-se lúcida e orientada, hipocorada 1+/4, eupneica e afebril. FC 102 bpm, FR 22 mrpm, PA 130/80 mmHg, SO2 99% em ar ambiente. A paciente refere dor de início súbito em braço esquerdo, em local de compressão pelo bracelete do esfigmomanômetro, com início há cerca de 4 horas. Também refere parestesia e diminuição de temperatura em mão esquerda, na qual se observa palidez importante. Os pulsos braquial, radial e ulnar esquerdos estão ausentes. O exame do membro superior direito e membros inferiores não apresenta alterações. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa correta.
Em uma consulta de rotina, a mãe relata ter presenciado um sobrinho de 3 anos tendo uma convulsão febril. Ela pergunta o que fazer se o filho dela apresentar quadro semelhante e qual o risco de morte. Assinale a resposta CORRETA:
Em qual das situações abaixo o exame do cariótipo provavelmente NÃO ajudará no esclarecimento do diagnóstico?
Compartilhar