Paciente de 66 anos previamente hipertensa e tabagista apresenta-se no serviço de emergência com febre e tosse produtiva há 2 dias. Ao exame, está prostrada, com PA 98/64 mmHg, FC 130 bpm, FR 32 mrpm e T 38,7 ºC. Apresenta ritmo cardíaco regular sem sopro e ausculta pulmonar com roncos e estertores crepitantes em base E. Abdome flácido, indolor, sem alterações e com edema +/IV bilateral em membros inferiores. Hemograma demonstra 22.540 leucócitos com 24% de bastonetes. Com apenas esses dados, qual a melhor definição para o quadro?
A
Síndrome da resposta inflamatória sistêmica.
B
Infecção pulmonar.
C
Sepse pulmonar.
D
Sepse pulmonar grave.
E
Choque séptico de foco pulmonar.
Outras questões
Paciente de 78 anos, portador de doença de Alzheimer avançada, vem ao pronto-socorro com inapetência, agitação e inversão do ciclo sono-vigília. Ao exame físico, encontra-se hipocorado e desidratado. O abdome possui massa em hipocôndrio esquerdo. Está tarquicárdico e normotenso. Em relação à agitação psicomotora, a melhor conduta é:
Dona Ana da Conceição, uma senhora de 65 anos, teve detectado um tumor mamário em exame mamográfico de rotina, exame que não lhe era habitual realizar. Não se interessou pelo resultado e demorou a procurar um mastologista. Muito religiosa, dizia a si mesma que aquilo não era nada. Apresentando dor na região lombar, resolveu procurar ortopedista, que constatou tratar-se de uma metástase óssea. Realizou cirurgia, iniciou a quimioterapia, mas continuava nervosa, às vezes, triste e quieta. Depois, comentava com amigos e parentes que estava conformada e que essa era "a vontade de Deus". Pacientes conscientes da proximidade de sua morte costumam passar por fases, muito bem estabelecidas e difundidas em unidades de cuidados paliativos. As fases mais adequadas à sequência do relato apresentado são:
Quanto ao uso, abuso e dependência de drogas, associe as colunas e assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA: I) Ecstasy; II) Heroína; III) Maconha; IV) Cocaína. ( ) Pode produzir aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, a eliminação é lenta, levando cerca de 40 horas para que 95% da droga seja eliminada, o que explica a persistência de alguns efeitos por um ou dois dias; ( ) A euforia é o efeito mais proeminente de seu uso e está relacionada com o aumento da dopamina na fenda sináptica em regiões cerebrais relacionadas ao prazer e recompensa; ( ) O seu uso crônico está associado à ocorrência da síndrome amotivacional, caracterizada pela diminuição da energia, além da dificuldade em persistir em qualquer tarefa que exija atenção prolongada ou tenacidade. ( ) No tratamento da intoxicação por essa droga usa-se naloxona, além do tratamento das complicações clínicas e da possível síndrome de abstinência.
Considerando as lesões traumáticas do anel pélvico e acetábulo, assinale a alternativa CORRETA: