Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente de 66 anos previamente hipertensa e tabagista apresenta-se no serviço de emergência com febre e tosse produtiva há 2 dias. Ao exame, está prostrada, com PA 98/64 mmHg, FC 130 bpm, FR 32 mrpm e T 38,7 ºC. Apresenta ritmo cardíaco regular sem sopro e ausculta pulmonar com roncos e estertores crepitantes em base E. Abdome flácido, indolor, sem alterações e com edema +/IV bilateral em membros inferiores. Hemograma demonstra 22.540 leucócitos com 24% de bastonetes. Com apenas esses dados, qual a melhor definição para o quadro?

A
Síndrome da resposta inflamatória sistêmica.
B
Infecção pulmonar.
C
Sepse pulmonar.
D
Sepse pulmonar grave.
E
Choque séptico de foco pulmonar.
A síndrome do túnel do carpo é condição patológica muito comum na população em geral. Assinale a incorreta:
Durante as manobras de reanimação de um recém-­nascido na sala de parto, a avaliação da frequência cardíaca deve ser feita preferencialmente através de:
Paciente com 24 anos, com diagnóstico de endometriose há 4 anos e em uso de medicação oral. Refere androgenização intensa nesse período de tratamento. Qual medicação pode ter sido utilizada?
Lactente de 5 semanas de vida, com distensão abdominal acentuada e evacuação explosiva ao toque retal. Os pais relatam também que o mesmo apresentou retardo de eliminação do mecônio. O Enema Opaco do paciente demonstrou a clássica imagem do "Cone de Transição". O provável diagnóstico nesse caso é:
Compartilhar