Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente de 67 anos foi operado de urgência para tratamento de uma diverticulite perfurada com 4 dias de evolução, o paciente se encontrava séptico e com repercussão hemodinâmica. No momento, ele se encontra no 2º dia de pós-operatório e os exames de rotina evidenciaram transaminases elevadas, uma contagem total de plaquetas de 29.000/mm³, e uma contagem total de leucócitos de 23.000/mm³. Dentre as condutas abaixo relacionadas, qual a mais indicada no momento?

A
Realizar transfusão de plaquetas com HLA semelhante.
B
Realizar transfusão de plaquetas de um único doador.
C
Só realizar transfusão de plaquetas se houver repercussão clínica.
D
Realizar transfusão de crioprecipitado.
Na crise convulsiva febril benigna do lactente, o laudo esperado do exame tomográfico de crânio deve ser:
Com relação às doenças respiratórias e infecciosas, julgue o item a seguir. A perda auditiva induzida por ruído, causada por agentes como ruído industrial e produtos químicos, geralmente é bilateral, possui natureza neurossensorial e, uma vez instalada, é incurável.
Sra. Clotilde, 80 anos, é submetida à cirurgia de emergência para tratamento de ruptura de aneurisma de aorta abdominal. No terceiro dia de pós-operatório queixa-se de dor de forte intensidade em flanco esquerdo e apresenta diarreia mucossanguinolenta. O diagnóstico mais provável é:
A maioria dos casos de Infecção por Vírus Respiratório (IVR) em lactentes é de pouca gravidade; entretanto um terço deles desenvolvem sinais de acometimento de vias aéreas inferiores e podem necessitar de hospitalização. Podem ser citados como determinantes da hospitalização dessas crianças: I - antecedente de prematuridade. II - exposição ambiental a numerosos agentes infecciosos, como os frequentadores de creches. III - cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica. Está (ão) correta(s):
Compartilhar