Paciente de 67 anos, portador de hipertensão arterial, tem colesterol total de 280 mg/dL, HDL 32 mg/dL, triglicerídeos 190 mg/dL e cintura 104 cm. Fez uma CT Slice-64 para diagnóstico de doença coronariana. Que parecer clínico é dado ao paciente?
A
O teste negativo para estenose coronariana nos permite excluir a possibilidade de doença aterosclerótica coronariana.
B
A presença de estenose não necessita confirmação por cateterismo coronariano.
C
Trata-se de um exame com baixa especificidade e sensibilidade, sem aplicabilidade clínica.
D
O valor preditivo negativo para estenose dos segmentos iniciais, médio e distal das artérias coronárias é baixo, aproximadamente 20%.
E
Esse teste apresenta pequena exposição à radiação, sem risco para o paciente.
Outras questões
Escolar de 8 anos foi encaminhado ao pediatra por solicitação da professora por ser agitado, desatento, não está alfabetizado e troca letras e sílabas. Os pais referem que a criança em casa é tranquila e gosta de trabalhos manuais. Brinca com outros amigos. História prévia de otites médias de repetição. O provável diagnóstico é:
Recém-nascido a termo com seis horas de vida, com provável encefalopatia hipóxico-isquêmica, decorrente de asfixia neonatal, apresenta episódios subintrantes de crises convulsivas clônicas multifocais. Para o tratamento inicial dessa condição, deve-se iniciar a seguinte droga:
A cardiopatia congênita mais frequentemente associada à Síndrome de Down:
Juliana, 36 anos, estudante de direito da UFMS, com diagnóstico prévio de colelitíase ao ultrassom abdominal. Dá entrada ao P.S. com dor epigástrica de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. O plantonista solicitou amilase sérica que se mostrou 656 mg/dl (valor de referência: 20-104 mg/dl). Dos seguintes Critérios de Hanson, o único que não demonstra pior prognóstico à admissão é: