Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente de 67 anos, portador de hipertensão arterial, tem colesterol total de 280 mg/dL, HDL 32 mg/dL, triglicerídeos 190 mg/dL e cintura 104 cm. Fez uma CT Slice-64 para diagnóstico de doença coronariana. Que parecer clínico é dado ao paciente?

A
O teste negativo para estenose coronariana nos permite excluir a possibilidade de doença aterosclerótica coronariana.
B
A presença de estenose não necessita confirmação por cateterismo coronariano.
C
Trata-se de um exame com baixa especificidade e sensibilidade, sem aplicabilidade clínica.
D
O valor preditivo negativo para estenose dos segmentos iniciais, médio e distal das artérias coronárias é baixo, aproximadamente 20%.
E
Esse teste apresenta pequena exposição à radiação, sem risco para o paciente.
O divertículo de Meckel é a anomalia congênita mais encontrada no intestino delgado, ocorrendo em 2% da população. Sobre esta patologia, escolha a alternativa CORRETA:
A manobra posicional de Dix-Hallpike positiva na avaliação de um idoso com queixa de tontura, é indicativo de
Assinale a alternativa incorreta, em relação à celulite pós-septal ou orbitária:
Jonatas, masculino, tem 4 anos e foi levado ao Pronto Atendimento por sua mãe após episódio de enterorragia. A mãe relatou sangue vivo em grande quantidade no vaso sanitário, juntamente, porém não misturado, com as fezes. O menino recebeu atendimento inicial com reposição volêmica e foi internado para estabilização do quadro, que ocorreu após 48 horas, já com fezes normais. Assinale a alternativa que contém a principal suspeita e o exame complementar que deve ser solicitado para diagnóstico da mesma.
Compartilhar