Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 68 anos apresenta tumoração no reto ao toque de 4cm da borda anal. Realizada biópsia da lesão durante a primeira consulta, revelou tratar-se de adenocarcinoma de reto pouco diferenciado. Assinale a alternativa incorreta.

A
O paciente deve ser submetido à neoadjuvância e após 8 semanas à retossigmoidectomia, pois este tratamento oferece maiores índices de cura.
B
A colonoscopía deve ser realizada mesmo que o diagnóstico tenha sido feito pelo exame físico e anátomo patológico, pois há uma possibilidade de tumor sincrônico de até 10%.
C
O órgão com maior chance de receber metástase por via hamatogênica deste tumor é o fígado.
D
Se houver indícios de invasão da parede vaginal, deve-se restringir o tratamento á colostomia proximal associada á quimio e radioterapia.
E
A excisão total do mesorreto e neoadjvância aumenta a chance de cura e são princípios fundamentais no resultado do tratamento de câncer de reto baixo.
Mulher de 63 anos, viúva, do lar, procurou seu médico de família com queixa de “tristeza” que já se prolonga há três meses. Na anamnese, o médico constatou humor deprimido, fatigabilidade, ideias de culpa, perturbações do sono, apetite diminuído e autoestima reduzida. A paciente negou qualquer evento traumático nos últimos meses. Ao exame: Peso = 86 kg; 1,62 metros de altura; PA = 130 x 80 mmHg. Exame neurológico sem alterações. Mini exame do estado mental = 24. Com base nos critérios para diagnóstico de episódio depressivo do CID-10, qual o provável diagnóstico e tratamento farmacológico para essa paciente?
Você recebeu um lactente de 6 meses com história de estridor desde os primeiros dias de vida. Na anamnese, você registra que o ruído surgiu nos primeiros dias de vida e que vem se agravando a cada dia, não ocorrendo variações com as mudanças de decúbito. O lactente já foi atendido em emergência duas vezes, pois apresentou cianose e sufocação durante as alimentações. A mãe não observou choro rouco. Nos antecedentes, o parto foi cesáreo, a termo, sem intercorrências, Apgar 9/10. Nas suas considerações diagnósticas, em primeiro lugar, você incluiria:
Homem que trabalha com metalurgia (soldador) de 47 anos refere início súbito de turvação visual, dor ocular bilateral e resplandescência (halo ao olhar para de fontes luminas). Ao exame, observa-se hiperemia conjuntival difusa e congestão conjuntival periférica. A pupila se encontrava mediomidriática. O diagnóstico provável é:
Paciente de 13 anos de idade, sexo masculino, queixa-se de dor em região anterior do joelho direito. Ele pratica handebol 3 vezes por semana. A radiografia do joelho mostra um ossículo na inserção do ligamento patelar junto à tuberosidade anterior da tíbia. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar