Paciente de 68 anos apresenta tumoração no reto ao toque de 4cm da borda anal. Realizada biópsia da lesão durante a primeira consulta, revelou tratar-se de adenocarcinoma de reto pouco diferenciado. Assinale a alternativa incorreta.
A
O paciente deve ser submetido à neoadjuvância e após 8 semanas à retossigmoidectomia, pois este tratamento oferece maiores índices de cura.
B
A colonoscopía deve ser realizada mesmo que o diagnóstico tenha sido feito pelo exame físico e anátomo patológico, pois há uma possibilidade de tumor sincrônico de até 10%.
C
O órgão com maior chance de receber metástase por via hamatogênica deste tumor é o fígado.
D
Se houver indícios de invasão da parede vaginal, deve-se restringir o tratamento á colostomia proximal associada á quimio e radioterapia.
E
A excisão total do mesorreto e neoadjvância aumenta a chance de cura e são princípios fundamentais no resultado do tratamento de câncer de reto baixo.
Outras questões
Primigesta, 22 semanas, que acaba de iniciar seu pré-natal, foi encaminhada para avaliação morfológica fetal ultrassonográfica por apresentar altura uterina de 19 cm. Ao exame notou-se feto único vivo, pélvico, com peso estimado de 405g, anidramnia, bexiga distendida com paredes espessadas, dolicomegaureter bilateral e dilatação de uretra proximal (sinal do “dedo de luva”), sem outros achados. Sobre este caso, pode-se afirmar:
Assinale a alternativa CORRETA:
Paciente com 74 anos, fez avaliação para detecção do câncer de próstata que resultou em: neoplasia limitada à próstata, ausência câncer nos linfonodos regionais e metástases ósseas e hepáticas. Segundo a classificação TNM, para estadiamento do câncer de próstata, este paciente é: